segunda-feira, 31 de maio de 2010

Goalball do C.A.C homenageado em dia de festa

O Clube Atlético e Cultural assinalou, este Domingo, o final da época de futebol e outras modalidades, com um almoço-convívio destinado aos atletas e respectivos familiares.

Várias dezenas de pessoas responderam à chamada e, para além de terem desfrutado de um churrasco oferecido pelo clube, assistiram a uma cerimónia, durante a qual a direcção distinguiu os atletas e treinadores que, durante a época 2009-2010, mais se distinguiram nas diversas modalidades.

O Goalball não foi esquecido e conquistou dois troféus. Eduardo Balola foi eleito o treinador do ano, pelo trabalho que desenvolveu ao desenvolver o projecto, juntando a esse trabalho os resultados desportivos que a equipa já alcançou.

Ruben Portinha, o capitão da equipa, foi, por sua vez, distinguido entre os atletas da equipa, representando assim todos os seus colegas.

No final, o presidente, Vítor Cacito, justificou a realização da festa e não poupou elogios à nossa equipa. Oiça aqui as declarações do dirigente máximo do clube:





Veja ainda um dos momentos mais divertidos da tarde: alguns dos convidados aceitaram o desafio e experimentaram a dança escocesa. A nossa equipa técnica, Eduardo Balola e Márcia Ferreira, também entrou na dança.

domingo, 16 de maio de 2010

Vitória histórica do C.A.C abre caminho rumo ao título






(Não dispomos de imagens dos últimos dois minutos da partida. Pelo facto, pedimos desculpa.)

Está quebrada a invencibilidade do penta-campeão nacional, o Alcoitão. Numa partida fantástica e emocionante, a nossa equipa derrotou, Sábado, na Marinha Grande, a formação de Cascais por 8-7.

Com uma consistência defensiva acima da média e os remates certeiros de Hadiley Sacramento, autor dos oito golos, o C.A.C justificou a ambição de atingir o título nacional, objectivo que passa a depender apenas si mesmo, bastando para tal vencer os três últimos encontros da competição.

A formação inicial foi composta por Ruben à esquerda, Hadiley no centro e André à direita. Ao contrário do que o conjunto adversário estaria à espera, os jovens laterais fizeram uma primeira parte irrepreensível e contribuíram para uma exibição segura. O C.A.C chegou aos 3-0, com dois golos de penalti, chegando ao intervalo com um resultado de 3-1.

No primeiro remate da segunda parte, Hadiley aumentou para 4-1 e consolidou os índices de confiança da equipa. Apesar disso, os minutos que se seguiram foram de grande emotividade e incerteza no resultado.

Aproveitando a fadiga de alguns dos nossos jogadores, nomeadamente de Hadiley, o Alcoitão conseguiu virar o resultado para 6-5 a seu favor. O decorrer do marcador resultou na substituição de André pelo treinador/jogador Balola, que assim regressou à competição, depois de uma paragem de cerca de dois meses, devido a uma lesão grave.

A alteração devolveu a consistência defensiva à equipa e Hadiley ainda teve forças para marcar mais três golos que acabaram por dar a vitória ao C.A.C. 8-7 foi o resultado final.

Após a vitória alcançada, a euforia tomou conta dos atletas, da equipa técnica e do conjunto de apoiantes que se deslocaram até à Marinha Grande.

Antes da partida decisiva, o C.A.C derrotou o Caldelas por 13-3. Com um resultado de 12-3 ao intervalo, que colocava a equipa a apenas um golo da vitória, no primeiro remate do segundo tempo, Ruben marcou e fechou o resultado.

Contas feitas, no final da primeira fase, o Alcoitão segue em primeiro, com 33 pontos, seguido pelo C.A.C, com 30. Em terceiro esá o Ranhados, com 23, e o Académico ocupa a quarta posição, com 20 pontos.

Na sétima e última jornada, os quatro primeiros e os três últimos jogam entre si, com os pontos reduzidos a metade. Significa isto que o Alcoitão passa a ter 17, contra os 15 do C.A.C, estando por isso em aberto a discussão pelo título.

Ruben Portinha, capitão de equipa, comentou o desfecho dos dois encontros e projectou a última e decisiva jornada:



Tempo agora para ouvir os comentários do treinador, Eduardo Balola:




A última ronda do campeonato nacional de goalball está marcada para os dias 19 e 20 de Junho (Sábado à tarde e Domingo de manhã), no Pavilhão do Casal do Rato, em Odivelas.

Um homem de sorte...

Pela segunda vez, este ano, a nossa equipa foi conduzida por Carlos Cardoso, motorista da Câmara Municipal de Odivelas. Por coincidência, ou não, das duas vezes em que nos acompanhou, o Sr. Carlos viu o C.A.C vencer todos os jogos; foi assim na quarta jornada, frente a Ranhados e ACAPO-DL, e também nesta sexta jornada, com Alcoitão e Caldelas.

Será que o Sr. Carlos é o nosso talismã? Oiça a resposta, na primeira pessoa.