domingo, 31 de outubro de 2010

Já são conhecidos os adversários do C.A.C na primeira ronda do campeonato

Realizou-se, este sábado, na sede da ANDDVIS, em Lisboa, o sorteio das oito jornadas que compõem o campeonato nacional de Goalball, época 2010-2011.

Assim, as equipas A e B do Clube Atlético e Cultural já conhecem os adversários que irão defrontar já no próximo fim-de-semana, em Alverca, rumo ao bi-campeonato.

É este o quadro de partidas da primeira jornada:


1.º jogo: Ranhados - C.A.C./CIN/ATARAXIA B
2.º jogo: Académico - Caldelas
3.º jogo: Olhar Activo - C.A.C./CIN/ATARAXIA A
4.º jogo: UCAS - ACAPO DL
5.º jogo: Ranhados - Académico
6.º jogo: C.A.C./CIN/ATARAXIA B - Caldelas
7.º jogo: C.A.C./CIN/ATARAXIA A - ACAPO DL
8.º jogo: Olhar Activo - UCAS

À primeira vista, a tarefa da equipa B parece mais complicada, ao defrontar o Ranhados - candidato aos primeiros lugares - e o Caldelas, equipa que encontrou na fase de grupos do Torneio de Lamego e com quem perdeu por 6-5.

Já a equipa A encontra, para além da ACAPO (que defrontou e venceu no torneio da UCAS), a formação sintrense Olhar Activo, estreante nas competições nacionais.

Destaque ainda para o primeiro grande jogo da época, a opôr o Ranhados ao Académico, equipa em destaque na pré-temporada.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

C.A.C volta a não estar bem no torneio de Lamego

C.A.C-B vs Caldelas






C.A.C-A vs Ranhados






C.A.C-A vs Académico (fase de grupos) - NOTA: Apenas dispomos de imagens a partir dos 2-0.





C.A.C-A vs Caldelas (meias-finais - excertos)



C.A.C-A vs Académico (final)






O Clube Atlético e Cultural fez-se representar com duas equipas no primeiro torneio de goalball da cidade de Lamego, este fim-de-semana, com resultados e exibições aquém das expectativas.

A equipa A atingiu a final, perdendo-a para o Académico, enquanto que a equipa B não passou da fase de grupos.

Com um sorteio que, inicialmente, parecia abrir boas perspectivas para a campanha de ambas as formações - grupo A com UCAS, C.A.C-B e Caldelas, e grupo B com Ranhados, C.A.C-A e Académico - a prestação dos nossos atletas acabou por não corresponder ao que se esperava.

No grupo A, a equipa B obteve duas derrotas, primeiro com o Caldelas, por 6-5, depois com a UCAS, por 10-2. Já no grupo B, a equipa A conquistou o primeiro lugar, fruto das vitórias por 8-6 frente ao Ranhados e 9-8 ante o Académico (depois de sair para o intervalo com uma vantagem de 7-0), equipa que voltaria a encontrar na final do torneio.

Com a equipa B a ficar pelo caminho, o C.A.C-A seguiu para as meias-finais, onde defrontou e venceu os bracarenses do Caldelas por 8-7, em mais uma exibição pouco conseguida, tendo em conta o nível competitivo apresentado na época anterior.

Na final, um mau começo de jogo acabou por se mostrar decisivo para o desfecho da competição. O C.A.C-A esteve a perder por 4-0 e 5-1. A partir daqui, tudo foi diferente. A equipa embalou para uma exibição de grande qualidade, não sofrendo qualquer golo na segunda parte e terminando a partida com apenas um golo de desvantagem. Sem Hadiley em jogo, João Miguel, Rúben e Balola deixaram uma boa imagem do conjunto, apesar da derrota.

Terminada a competição, as opiniões foram unânimes em apontar o Académico como justo vencedor do primeiro torneio de goalball de Lamego, organizado pelo C.A.C, em parceria com a Câmara Municipal de Lamego e outras entidades da região.

O C.A.C prepara agora a entrada no campeonato nacional 2010-2011, com a primeira jornada marcada para 6 de Novembro, em Vila Franca de Xira. Recorde-se que o C.A.C estará representado por duas equipas, sendo que o objectivo da equipa A é a revalidação do título.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

C.A.C aponta baterias para o torneio de Lamego

E já este fim-de-semana que o C.A.C se faz anfitrião do torneio de Goalball de Lamego, no seguimento da pré-temporada 2010-2011. Com as equipas A e B na competição, o grande objectivo do clube é a conquista do primeiro lugar.

Foram divulgados, esta quinta-feira, os convocados de cada uma das formações. Assim, a equipa A é constituída por Balola, André, Hadiley, Ruben, João Miguel, Ricardo e Márcia, enquanto que na B vão estar os atletas Guilherme, Ivo, João Pimenta, Hugo, Sofia, Elton e Carlos.

Num torneio disputado por seis equipas, composto por uma fase de grupos, meias-finais e final, ambas as equipas do C.A.C pretendem atingir a segunda fase da competição. Apesar dos resultados menos conseguidos no torneio do Seixal, os jogadores sentem-se motivados e o grupo continua unido.

Para além das duas equipas do nosso clube, o torneio conta com as presenças do Académico, Ranhados, UCAS e Caldelas.

domingo, 10 de outubro de 2010

Terceiro lugar no primeiro torneio de pré-época

C.A.C vs Académico




Os ares da margem sul do Tejo parecem desfavoráveis ao C.A.C. Presente pela terceira vez no torneio da UCAS (União de Cegos e Amblíopes do Seixal), disputado este fim-de-semana na Amora, a nossa equipa voltou a ficar àquem do que seria expectável, não indo além do terceiro lugar, num torneio disputado por cinco equipas (UCAS, C.A.C, Ranhados, ACAPO-DL e Académico), em sistema de todos contra todos.

No primeiro jogo da competição, o C.A.C foi derrotado pelo Académico por 5-4, numa partida onde os erros da primeira parte foram determinantes para o desfecho final, ao ponto de o resultado ter chegado aos 4-0.

No encontro seguinte, frente aos visienses do Ranhados, o cenário não foi muito mais animador, apesar de a formação da Pontinha ter conquistado os três pontos, com uma vitória por 5-4.

No Domingo, apesar de continuar longe dos níveis apresentados na época anterior, a qualidade de jogo da equipa subiu. Depois de uma vitória por 6-2 frente à ACAPO-DL, as decisões ficaram adiadas para o derradeiro jogo do torneio, que opôs o UCAS, que antes da partida tinha 9 pontos, ao C.A.C, com 6.

Se a nossa equipa chegasse à vitória, sagrar-se-ia vencedora do torneio, devido à vantagem no confronto directo. Assim não aconteceu. Num jogo bastante disputado de parte a parte, o resultado foi construído nos detalhes. Duas falhas defensivas e duas grandes penalidades cometidas pelos nossos jogadores acabaram por se mostrar fatais e ditaram o resultado final, 5-4 favorável aos homens da casa, a UCAS.

Na classificação final, a União obteve 12 pontos, seguida pelo Académico, C.A.C e Ranhados, todos com 6, ficando a lanterna vermelha para a ACAPO-DL, sem qualquer ponto.

Foram convocados oito atletas para este torneio de pré-temporada: para além do treinador/jogador Eduardo Balola, também estiveram presentes Hugo, João Miguel, Ricardo, Elton, Pimenta, Rúben e Hadiley. Todos tiveram oportunidade de jogar, cumprindo assim um dos objectivos da equipa técnica, o de dar minutos de competição a estes jogadores.

De olhos postos no futuro, a equipa prepara agora o torneio que, no próximo fim-de-semana, irá organizar, em Lamego. Recorde-se que, nesta competição, estarão presentes as formações A e B.