segunda-feira, 27 de junho de 2011

C.A.C finalista vencido da Taça de Portugal

A equipa A do Clube Atlético e Cultural não conseguiu revalidar o título de vencedora da Taça de Portugal de goalball, ao perder na final com a União de Cegos e Amblíopes do Seixal (UCAS) por 7-6. A edição 2010-2011 da Taça decorreu sábado e domingo, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto.

Já o C.A.C-B não conseguiu passar da primeira fase, ao perder os dois encontros frente ao Académico e ao Caldelas.

Numa primeira fase, as nove equipas inscritas foram divididas em três grupos. O C.A.C-A ficou no grupo A, juntamente com o Grupo Gente Nova e a ACAPO-DL. No grupo C ficou o C.A.C-B, o Académico FC e o GD Caldelas. Passaríam às meias-finais os três primeiros classificados e o melhor segundo classificado de todos os grupos.

A partida inaugural pôs frente a frente o C.A.C-A e a recém-formada equipa do Grupo Gente Nova (GGN). Ainda antes do intervalo, o jogo ficou decidido com uma vitória do C.A.C por concludentes 10-0. João Miguel Mota, o jovem atleta de quinze anos, começava a destacar-se como uma das figuras da competição.


O C.A.C-A voltou a entrar em acção na quarta partida, desta vez para defrontar a ACAPO-DL. Mais uma vez, o jogo foi totalmente controlado pela formação da Pontinha, e mais uma vez houve espaço para utilizar vários atletas. No final da partida, o placar assinalou uma vitória por 10-4.


No sexto encontro, o C.A.C-B não teve argumentos para contrariar a superioridade do Académico. Apesar de tudo, o jogo durou todo o tempo regulamentar e 10-2 foi o resultado final.


A fechar a fase de grupos, a nona partida foi disputada pelo C.A.C-B e pelo Caldelas. Os bracarenses acabaram por mostrar superioridade, perante um C.A.C desinspirado que, pela primeira vez, não venceu um encontro frente a este adversário. O resultado foi de 8-3 a favor do Caldelas que, fruto da conjugação de resultados, acabou por se tornar no segundo melhor classificado da fase de grupos, garantindo a passagem às meias-finais.


Eis que, às 9h de domingo, C.A.C-A e Caldelas se encontraram para disputar a primeira semi-final. Tal como nas partidas do dia anterior, a equipa da Pontinha mostrou-se concentrada e não deu treguas ao adversário. A meio da segunda parte, ao atingir uma vantagem de dez golos, o C.A.C acabou com o jogo. 14-4 foi o resultado final.


Pouco depois, assistiu-se a um grande jogo de goalball. UCAS e Académico disputaram a outra vaga na final e terminaram o período regulamentar com um empate a oito golos. O jogo decidiu-se com recurso a prolongamento, utilizando a regra do "golo de ouro" (ganharia quem marcasse primeiro). A UCAS acabou por vencer a partida por 9-8 e seguiu para a final.

Na partida de todas as decisões, o C.A.C-A entrou melhor e cedo inaugurou o placar. Mas a UCAS reagiu a chegou a uma vantagem de 3-1, não mais largando o controlo do jogo e do resultado. Perto do fim, no último minuto da segunda parte, o C.A.C alcançou o empate a seis. Mas, nos últimos trinta segundos, uma jogada inglória acabou por ditar o resultado final, impedindo ao C.A.C a revalidação do título. A UCAS juntou assim a conquista da Taça de Portugal à do campeonato.


Confira agora alguns dados individuais dos nossos atletas, referentes à competição.


C.A.C/CIN/Ataraxia-A


Rúben Portinha - 46 remates, 6 golos. Jogou os 4 jogos;

Carlos Afonso - 9 remates, 1 golo. Jogou 2 jogos;
Hadiley Sacramento - 51 remates, 11 golos. Jogou os 4 jogos;
Hugo Cavaco - 11 remates, 0 golos. Jogou os 4 jogos;
J. Miguel Mota - 64 remates, 17 golos. Jogou os 4 jogos;
Eduardo Balola - 19 remates, 5 golos. Jogou 3 jogos.


C.A.C/CIN/Ataraxia-B


Sofia Santos - 4 remates, 0 golos. Jogou 1 jogo;
Elton Lopes - 8 remates, 0 golos. Jogou os 2 jogos;
André Silva - 24 remates, 0 golos. Jogou os 2 jogos;
Guilherme Cavaco - 34 remates, 1 golo. Jogou os 2 jogos;
Nuno Amade - 42 remates, 4 golos. Jogou os 2 jogos.

Terminada a época, atletas e treinadores pensam já na próxima temporada, na qual o C.A.C quer voltar a ganhar competições.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

C.A.C perde o título na última jornada

A equipa A do Clube Atlético e Cultural não conseguiu renovar o título de campeã nacional de goalball, após perder dois dos três encontros da última jornada do campeonato, ocorrida sábado e domingo, no Luso.

Após as partidas de sábado, com uma vitória por 16-6 frente ao Ranhados e uma derrota perante o Académico por 15-9, o C.A.C defrontou a União de Cegos e Amblíopes do Seixal (UCAS) no domingo, ainda com hipóteses de renovar o título, mas acabou por perder por 12-8 e terminou a prova em segundo.

Já o C.A.C-B consolidou o quinto lugar. Apesar de ter perdido a partida frente à ACAPO DL, por 8-4, somou seis pontos graças às vitórias frente a Olhar Activo e Caldelas.

O encontro inaugural da oitava jornada foi disputado pelo C.A.C-B e pela equipa Olhar Activo. Tudo parecia tranquilo para a formação da Pontinha, até que uma sucessão de erros defensivos permitiu ao adversãrio marcar alguns golos e intranquilizar o adversário. Apesar de tudo, o C.A.C-B acabou por conseguir uma vitória por dez golos de diferença, 16-6.


Igual resultado verificou-se no terceiro encontro da ronda, com o C.A.C-A a carimbar uma grande exibição frente ao Ranhados. A equipa assumiu desde início o controlo do jogo e o resultado construiu-se naturalmente, graças à consistência defensiva e à eficácia na concretização.


No sexto encontro, o C.A.C-B teve dificuldades para derrotar os bracarenses do Caldelas. Mais uma vez, as falhas defensivas colocaram a vitória em risco, mas uma segunda parte mais bem conseguida acabou por garantir um resultado de 9-8 a favor da equipa azul.


Estava guardado para o último encontro de sábado, o oitavo, o primeiro passo para a perda do título por parte do C.A.C-A. Frente aos portuenses do Académico, a equipa não conseguiu esplanar devidamente o seu jogo e acabou por claudicar nas acções defensivas, frente a um adversário descontraído, por na altura já não ter hipóteses de sair do terceiro lugar da tabela. A juntar a isto, o trabalho ofensivo dos atletas também se mostrou insuficiente e com um rendimento abaixo do normal. A equipa do Académico esteve sempre à frente do marcador e terminou a partida com um resultado de 15-9 a seu favor.


Domingo foi o dia de todas as decisões. Já com o quinto lugar assegurado, a equipa do C.A.C-B acabou por não se mostrar em boa forma perante a ACAPO-DL e foi surpreendida com uma derrota por 8-4.


No quarto e último encontro da jornada, C.A.C-A e UCAS mediram forças para se decidir quem iria conquistar o título. O C.A.C-A entrou melhor e depressa chegou a uma vantagem de 2-0. O UCAS reagiu mas a resposta não se fez esperar e o placar ficou em 3-1 a favor do C.A.C-A. A partir daqui, a equipa do Seixal começou a ditar as regras do jogo, chegando ao intervalo com uma vantagem de 6-3. Na segunda metade, o C.A.C reagiu muito bem e chegou aos 6-6. Mas foi sol de pouca dura, uma vez que o adversário estava determinado em vencer a prova. A vantagem voltou a dilatar-se e o C.A.C-A não conseguiu reagir à altura. O resultado final foi de 15-9 e a UCAS sagrou-se campeã nacional 2010-2011.


Os dois pontos de vantagem que o C.A.C-A levava transformaram-se em quatro pontos de desvantagem. A UCAS terminou com 27, contra 23 do C.A.C-A e 22 do Académico, terceiro classificado.

Na segunda metade da tabela, o C.A.C-B terminou líder, com 15 pontos conquistados, seguindo-se a ACAPO DL com 12, o Caldelas com 9 e o Olhar Activo com zero.

Apesar da derrota, a equipa não mostra sinais de desânimo e aponta agora baterias para a Taça de Portugal, que se irá disputar no próximo fim-de-semana (25 e 26 de Junho), no Pavilhão Rosa Mota, no Porto. Equipa técnica e jogadores mostram-se confiantes numa prestação dentro da qualidade habitual da equipa. O objectivo principal é levar a equipa A à conquista do troféu, sendo o segundo objectivo a passagem das equipas A e B às meias-finais da competição.

Resultados individuais da equipa A:

Rúben Portinha – 41 remates, 6 golos;
Hadiley Sacramento - 96 remates, 16 golos;
André Silva - 16 remates, 1 golos;
Hugo Cavaco - 31 remates, 2 golo;
J. Miguel Mota - 31 remates, 8 golos.

Resultados individuais da equipa B:

Elton Lopes - 11 remates, 1 golo;
Guilherme Cavaco - 65 remates, 11 golos;
Nuno Amade - 33 remates, 3 golos;
Eduardo Balola - 74 remates, 13 golos.

RESULTADOS INDIVIDUAIS FINAL CAMPEONATO, 17 JOGOS

EQUIPA A:

Sofia Santos - 29 remates, 4 golos;
Ruben Portinha - 231 remates, 30 golos (EFICÁCIA: 13%);
Carlos Afonso - 45 remates, 3 golos;
Hadiley Sacramento - 375 remate, 81 golos (EFICÁCIA:21.6%);
André Silva - 155 remates, 12 golos (EFICÁCIA: 7.7%);
Hugo Cavaco - 129 remates, 15 golos (EFICÁCIA: 11.6%);
J. Miguel Mota - 154 remates, 20 golos (EFICÁCIA: 13%);
Márcia Ferreira - 1 remate, 0 golos.


EQUIPA B

Ivo Francisco - 83 remates, 4 golos;
Sandra Fonte - Não jogou;
Ricardo Santos - 17 remates, 2 golos;
João Pimenta - 57 remates, 7 golos;
Elton Lopes - 133 remates, 11 golos (EFICÁCIA: 8.3%);
Guilherme Cavaco - 330 remates, 32 golos (EFICÁCIA: 9.7%);
Nuno Amade - 104 remates, 11 golos (EFICÁCIA: 10.6%);
Eduardo Balola - 336 remates, 61 golos (EFICÁCIA: 18.1%).

domingo, 12 de junho de 2011

Segundo lugar para o C.A.C nos Jogos de Portugal

A equipa do Clube Atlético e Cultural ficou em segundo lugar no torneio de goalball dos Jogos de Portugal Coimbra 2011, uma iniciativa pioneira no nosso país, ocorrida sexta e sábado, em Coimbra e Leiria, onde participaram cerca de 800 atletas em quinze modalidades paraolímpicas.

O torneio de goalball foi ganho pelo Académico FC, em igualdade pontual com o C.A.C/CIN/Ataraxia, mas com maior diferença de golos.

A competição foi disputada por quatro equipas (C.A.C, Académico, Caldelas e ACAPO DL), num sistema de todos contra todos. Foram disputados dois encontros na sexta-feira à tarde, e os quatro restantes no sábado de manhã.

Um dos dois encontros de sexta-feira pôs frente a frente o C.A.C e a ACAPO DL. Num jogo tranquilo e sem sobressaltos, a equipa da Pontinha venceu por 8-2 e deu-se ao luxo de rodar os seis jogadores inscritos na ficha de jogo.

A manhã de sábado abriu com o jogo entre o C.A.C e o Caldelas. A partida começou bem para o Cultural, que cedo atingiu uma vantagem de 6-1. A partir daqui, a equipa desconcentrou-se, tendo para isso contribuido uma lesão de Hadiley Sacramento que, ao chocar com Elton, abriu o lábio e teve de ser substituído. Os erros defensivos sucederam-se e chegou a registar-se um empate a sete golos. Mas nos minutos finais a equipa recompôs-se e acabou por construir o resultado final, com quatro golos à maior sobre o adversário.

Minutos depois, assistiu-se ao grande jogo do torneio, entre o C.A.C e o Académico, os dois maiores candidatos à vitória final. A equipa do Porto começou melhor e chegou aos 2-0, mas o C.A.C reagiu e chegou ao empate. A primeira parte acabou com uma vantagem de 4-3 para o Académico. Nos primeiros minutos do segundo tempo, Hadiley entrou para o lugar de Balola, mas, ainda afectado pela lesão, não conseguiu atingir o máximo da sua qualidade. Apesar disso, a equipa deu o melhor de si e disputou o resultado até ao fim. Os últimos segundos foram dramáticos, com incerteza no resultado. No final, registou-se um empate a sete bolas, dando ao Académico a vitória no torneio.

Saiba agora todos os resultados do torneio Jogos de Portugal Coimbra 2011:



Académico FC 11-3 GD Caldelas
C.A.C 8-2 ACAPO DL
C.A.C 11-7 GD Caldelas
Académico FC 10-0 ACAPO DL
C.A.C 7-7 Académico FC
GD Caldelas 3-3 ACAPO DL

É esta a classificação final:



1.º - Académico FC (7 pontos)
2.º - C.A.C/CIN/Ataraxia (7 pontos)
3.º - GD Caldelas (1 ponto)
4.º - ACAPO DL (1 ponto)

Conheça agora alguns dados individuais dos nossos jogadores:


Elton lopes - 1 jogo, 10 remates, 0 golos;
Sofia Santos - 2 jogos, 10 remates, 0 golos;
Nuno Amade - 1 jogo, 8 remates, 0 golos;
Rúben Portinha - 3 jogos, 55 remates, 7 golos;
Hadiley Sacramento - 3 jogos, 43 remates, 8 golos;
André Silva - 1 jogo, 12 remates, 2 golos;
J. Miguel Mota - 2 jogos, 55 remates, 6 golos;
Eduardo Balola - 2 jogos, 35 remates, 3 golos.

Após este torneio, a equipa do C.A.C prepara agora a última jornada do campeonato, onde irá tentar conservar a liderança a chegar ao bi-campeonato.