sábado, 26 de novembro de 2011

C.A.C conquista o segundo torneio de goalball no concelho de Sintra

A equipa A do Clube Atlético e Cultural venceu este sábado, na Escola Secundária Gama Barros (Cacém) o segundo torneio de goalballl realizado no concelho de Sintra, com a organização a cargo da equipa Olhar Activo. O C.A.C-A venceu o C.A.C-B por 13-10, a Olhar Activo por 11-1 e a ACAPO-DL por 12-2, conquistando assim 9 pontos, num modelo competitivo de todos contra todos.

No primeiro encontro do torneio, frente a frente, C.A.C-A e C.A.C-B. Com uma primeira parte menos conseguida, a equipa B colocou-se em vantagem por expressivos 7-1. As substituições operadas pela equipa técnica reequilibraram a equipa A e também o placar, registando-se um 7-7 ao intervalo. No segundo tempo, o C.A.C-A continuou a dominar a partida e acabou por atingir uma vitória por 13-10.

Pouco depois, no terceiro encontro, o C.A.C-A derrotou facilmente a equipa Olhar Activo por 11-1, graças à concentração dos atletas em jogo e a um trabalho defensivo praticamente irrepreensível.

De seguida, o C.A.C-B acumulou erros defensivos frente à ACAPO-DL e acabou derrotado por 13-10. Ainda assim, nos minutos finais, a equipa da Pontinha mostrou-se aguerrida e lutou pelo resultado até ao fim.


Minutos depois, foi a vez o C.A.C-A defrontar a ACAPO-DL e a história foi outra. Mais uma vez, a equipa de Eduardo Balola rubricou uma exibição defensiva quase perfeita e mostrou-se eficaz no ataque. Poucos minutos decorriam na segunda parte quando a equipa de amarelo chegou aos 12-2, pondo termo ao jogo por diferença de dez golos.


Na sétima e última partida do torneio, o C.A.C-B levou de vencida a Olhar Activo por 12-2, com o resultado conseguido ainda antes do intervalo.


O C.A.C conquistou assim o primeiro torneio do seu historial, com três vitórias da equipa A, correspondentes a nove pontos.

Destaque ainda por uma partida entre duas equipas femininas, pondo frente a frente o C.A.C e a Olhar Activo. A equipa do C.A.C, composta por Sílvia, Márcia e Sofia, acabou por vencer por 16-6.


O grupo de trabalho volta a concentrar-se nas competições nacionais e prepara agora a segunda jornada do campeonato, a decorrer no próximo dia 17 de dezembro, em Albergaria-a-Velha.

DADOS DOS JOGADORES DO CLUBE ATLÉTICO E CULTURAL

EQUIPA - A
João Miguel Mota - 15 golos;
Ruben Portinha - 10 golos;
Guilherme Cavaco - 5 golos;
Eduardo Balola - 5 golos;
Sofia Santos - 1 golo
Elton Rocha - 0 golos.


EQUIPA - B
João Pimenta - 14 golos;
Nuno Amade - 11 golos;
Hugo Cavaco - 6 golos;
Silvia Quaresma - 1 golo;
Carlos Afonso - 0 golos.


EQUIPA FEMENINA
Sofia Santos - 5 golos;
Silvia quaresma - 5 golos;
Márcia Rerreira - 5 golos;

1 auto-golo.

sábado, 12 de novembro de 2011

Jornada de dois sentidos para o C.A.C no arranque do campeonato

A equipa de goalball do C.A.C foi derrotada pela UCAS por 17-10, no primeiro encontro da primeira jornada do campeonato nacional de goalball, ocorrido este sábado, em Aveiro.

Em sentido contrário, na última partida da ronda, a equipa levou de vencida o Caldelas por 16-6.

O encontro entre o Cultural e a UCAS afigurava-se como um dos dois jogos grandes desta primeira ronda. O outro iria colocar frente a frente UCAS e Académico. Feitas as contas, a equipa do Seixal foi a grande beneficiada, ao vencer ambas as partidas, a segunda das quais por 15-11.

O jogo frente à União de Cegos e Amblíopes do Seixal não começou bem. Mais uma vez, a equipa do C.A.C cometeu uma sucessão de erros nos primeiros minutos e cedo se viu a perder por larga margem. Até ao intervalo, a vitória por dez golos de diferença esteve próxima do adversário, mas o C.A.C reagiu e reequilibrou a contenda após o intervalo. Ainda assim, o esforço não chegou para evitar uma derrota há muito anunciada.


No segundo encontro, frente ao Caldelas, a equipa voltou a não entrar bem, mas com o decorrer da partida, acabou por vincar a sua superioridade em relação ao adversário, que não aguentou fisicamente o desgaste provocado pelo aumento do tempo de jogo na modalidade - doze minutos por parte, vinte e quatro no total. Assim, o jogo terminou com uma vitória do C.A.C por dez golos de diferença, com o placar a registar um resultado final de 16-6.


Face aos resultados verificados nesta primeira jornada, a equipa do C.A.C segue no grupo dos segundos classificados, com três pontos, juntamente com a equipa do Académico, Em primeiro seguem UCAS e ACAPO DL, equipa que derrotou o Caldelas por 13-3 e a Olhar Activo por 15-8.

A próxima jornada do campeonato nacional está agendada para 17 de dezembro, em Albergaria-a-Velha. Antes disso, o C.A.C irá disputar, a 26 deste mês, um torneio quadrangular, organizado pela equipa da Associação Olhar Activo de Sintra.

DADOS DOS JOGADORES

C.A.C vs UCAS:
André Silva - 13 remates, 1 golo;
Carlos Afonso - 5 remates,, 0 golos;
Eduardo Balola - 33 remates, 2 golos;;
Elton Rocha - 0 remates;
Guilherme Cavaco - 8 remates, 1 golo;
J. Miguel Mota - 46 remates, 7 golos;


C.A.C vs Caldelas:
André Silva - 17 remates,1 golo;
Carlos Afonso - 1 remate, 0 golos;
Eduardo Balola - 22 remates, 4 golos;
Guilherme Cavaco - 13 remates, 1 golo;
J. Miguel Mota - 29 remates, 8 golos;
Nuno Amade - 5 remates, 2 golos.

DADOS DOS JOGADORES AO FIM DA PRIMEIRA JORNADA

André Silva - 30 remates, 2 golos;
Carlos Afonso - 6 remates, 0 golos;
Eduardo Balola - 55 remates, 6 golos;
Elton Rocha - 0 remates;
Guilherme Cavaco - 21 remates, 1 golo;
J. Miguel Mota - 75 remates, 15 golos;
Nuno Amade - 5 remates, 2 golos.


AVALIAÇÃO DOS ATLETAS REFERENTE À PRESTAÇÃO NA PRIMEIRA JORNADA

Nota: Em cada jornada, será atribuida, pela equipa técnica e por cada um dos jogadores que constem da convocatória, uma nota que irá de 1 a 10, sendo 1 a nota minima e 10 a nota máxima.
Daqui resultará uma média e essa será a nota que irá pontuar a prestação de cada um dos jogadores na jornada.

RESULTADOS:

André Silva - 5,14;
Carlos Afonso - 5,42;
Eduardo Balola - 7,14;
Elton rocha - 3,71;
Guilherme Cavaco - 6,57;
J. Miguel Mota - 8,57;
Nuno Amade - 5,85.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Campeonato nacional de goalball arranca este sábado com um C.A.C-UCAS

Faltam poucos dias para o arranque do campeonato nacional de goalball, época 2011-2012. A primeira jornada acontece este sábado, em Aveiro, e abre com um encontro entre o C.A.C e a UCAS.

Apesar de desfalcada, a equipa da Pontinha encara a partida com optimismo, tendo por objectivo a vitória final.

A segunda partida do C.A.C nesta primeira jornada traz como adversário o Caldelas, no encontro que encerra esta primeira ronda.

No modelo competitivo do campeonato nacional 2011-2012, estão definidas três voltas, sendo que, até à quarta jornada, as equipas disputam dois encontros por jornada, até à quarta ronda. Da quinta à sétima jornadas, duas equipas disputam três partidas por jornada. Na oitava ronda, as equipas são divididas em dois grupos, ficando no grupo A as que lutam pela primeira posição.