domingo, 24 de junho de 2012

Três atletas do C.A.C na seleção nacional, rumo a Espanha

Os atletas do Clube Atlético e Cultural, João Miguel Mota, Hadiley Sacramento e Ruben Portinha, marcam novamente presença nos trabalhos da seleção nacional de goalball, num estágio que decorre este fim-de-semana, em Odivelas.

A equipa das quinas prepara a participação num torneio internacional, a decorrer entre os dias 29 de junho e 1 de julho, em Madrid, onde irá defrontar as seleções de Espanha, Dinamarca e Finlândia.

Aos jovens atletas do C.A.C juntam-se Nuno Antunes e João Pereira, da União dos Cegos e Amblíopes do Seixal, e Márcio Carneiro, do Académico.

A formação comandada por Paulo Fernandes e Ana Catarina Fonseca trabalha para deixar uma boa imagem do goalball nacional, num torneio que será disputado por algumas das grandes potências mundiais.

Para além das seleções que compõem o grupo de Portugal, participam ainda as equipas da Suécia, Rússia, Estados Unidos e a seleção sub-20 espanhola.

Paralelamente ao torneio masculino, decorre também um torneio feminino, com a presença de dez seleções.

A partida da seleção nacional está marcada para a manhã de quinta-feira, no aeroporto da Portela, em Lisboa.

sábado, 23 de junho de 2012

C.A:C perde o título para a UCAS

 (Em breve, os vídeos da oitava jornada.)

A equipa de goalball do Clube Atlético e Cultural não conseguiu sagrar-se campeã nacional época 2011-2012, ao perder a última partida do campeonato, por 7-5, frente à União dos Cegos e Amblíopes do Seixal, que assim conquistou o bi-campeonato. A oitava e derradeira jornada da prova decorreu sábado, dia 16 de junho, no pavilhão municipal da Ajuda, em Lisboa.

A tarde prometia ser de emoções fortes, com três equipas a partirem para a última ronda empatadas no topo da tabela. C.A.C, UCAS e Académico preparavam-se para disputar, palmo a palmo, o tão desejado título. A pouco e pouco, as bancadas do pavilhão da Ajuda foram-se enchendo de público, com o vermelho e o amarelo, cores da UCAS e do C.A.C, a ganharem destaque. Após a partida inaugural, entre Olhar Activo e ACAPO DL, e do primeiro grande embate da jornada, onde a UCAS bateu o Académico por 11-7, chegou o momento de o C.A.C entrar em acção. Também frente aos Academistas, que já sofriam de algumas limitações de nível físico e já sem hipóteses de chegar ao título, a equipa da Pontinha mostrou-se concentrada e não teve dificuldade em, ainda antes do intervalo, impor uma derrota à formação nortenha por 11-1.


Minutos depois, o ponto alto da tarde. Ainda empatadas no primeiro lugar, C.A.C e UCAS decidiam quem seria o líder final do campeonato num jogo de nervos e de músculos. A partida começou de feição para a UCAS, que se adiantou no marcador. Mas o C.A.C reagiu e depressa virou o resultado para 3-1. A UCAS não baixou os braços e, fruto de erros defensivos do adversário, chegou ao empate, com um resultado de 4-4 a verificar-se ao intervalo. A emoção crescia nas bancadas, num ambiente que sobretudo era de festa e desportivismo. À entrada para a segunda metade, o C.A.C recuperou a liderança do marcador, mas por pouco tempo. As falhas defensivas voltaram a repetir-se e poucos minutos bastaram para a equipa amarela perder em definitivo o controlo do jogo. Os seixalenses chegaram ao 7-5 ainda a vários minutos do final da partida e, fruto de um bloco defensivo a funcionar em pleno, não sucumbiram à pressão ofensiva do C.A.C, acabando por levar o resultado até ao final e conquistando assim o tão desejado troféu.


Desta feita, a UCAS sagrou-se bi-campeã nacional com 24 pontos, contra os 21 do C.A.C e os 18 do Académico, que assim fechou o pódio. Os campeões viram ainda o atleta João Pereira conquistar o prémio de melhor marcador da prova, com 109 golos.

Para terminar a época, falta disputar a Taça de Portugal de goalball, que se realiza nos dias 7 e 8 de julho, no pavilhão municipal do Casal Vistoso, em Lisboa. O C.A.C prepara-se para lutar por este que é o segundo troféu mais importante das competições nacionais, o qual lhe poderá dar acesso à novíssima supertaça, que se irá disputar, pela primeira vez, no arranque da época 2012-2013.


DADOS DOS JOGADORES REFERENTES À OITAVA JORNADA

Francisco Vicente - 31 remates, 2 golos;
Nuno Amade - Não jogou;
Carlos Afonso - Não jogou;
Ruben Portinha - 22 remates, 3 golos;
Hadiley Sacramento - 62 remates, 7 golos;
Guilherme Cavaco - Não jogou;
J. Miguel Mota - 36 remates, 4 golos;
Eduardo Balola - 3 remates, 0 golos.


DADOS FINAIS DOS JOGADORES NO CAMPEONATO NACIONAL 2011/2012

Elton Lopes - 0 remates, 0 golos, participou em 1 jornada;
Francisco Vicente - 155 remates, 12 golos, participou em 5 jornadas;
Nuno Amade - 52 remates, 12 golos, participou em 6 jornadas;
Ruben Portinha - 223 remates, 30 golos, participou em 7 jornadas;
Carlos Afonso - 21 remates, 5 golos, participou em 8 jornadas;
Hadiley Sacramento - 216 remates, 40 golos, participou em 4 jornadas;
André Silva - 49 remates, 4 golos, participou em 3 jornadas;
Guilherme Cavaco - 97 remates, 16 golos, participou em 8 jornadas;
J. Miguel Mota - 320 remates, 56 golos, participou em 8 jornadas;
Eduardo Balola - 189 remates, 26 golos, participou em 8 jornadas.