terça-feira, 23 de outubro de 2012

Dados estatísticos adicionais

DADOS GERAIS DA EQUIPA DE GOALBALL DO C.A.C ATÉ AO MOMENTO

COMPETIÇÕES E NÚMERO DE JOGOS

- Super-taça - 2 jogos.
- Torneio das Seixalíadas - 2 jogos equipa A, 2 jogos equipa B.
- Campeonato Nacional - 2 jogos.

TOTAL DE JOGOS

6 jogos, equipa A. 2 jogos equipa B.

GOLOS E MÉDIAS

Golos marcados - 91. Média de 11,38 golos por jogo.
Golos sofridos - 38, Média de 4,38 golos por jogo.

DADOS DOS JOGADORES

Ivo Francisco - 2 jogos equipa B, 50 remates, 5 golos, 10% de concretização;
Francisco Vicente - 4 jogos equipa A, 53 remates, 5 golos, 9% de concretização;
João Pimenta - 2 jogos equipa A, 2 jogos equipa B, 66 remates, 6 golos, 9,09% de concretização;
Ruben Portinha - 6 jogos equipa A, 78 remates, marcou 10 golos, 12,82 de concretização;
Carlos Afonso - 2 jogos equipa A, 2 jogos equipa B, 22 remates, 4 golos, 18,18% de concretização;
Hadileley Sacramento - 5 jogos equipa A, 125 remates, marcou 34 golos, 17,20% de concretização;
André Silva - ainda não jogou;
Guilherme Cavaco - 4 jogos equipa A, 54 remates, 7 golos, 12,96% de concretização;
J. Miguel Mota - 6 jogos equipa A, 113 remates, 13 golos, 11,50% de concretização;
Eduardo Balola - 2 jogos equipa B, 52 remates, 7 golos, 13,46% de concretização.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Entrada com o pé direito no campeonato

A equipa de Goalball do Clube Atlético e Cultural entrou a vencer no campeonato nacional de goalball 2012-2013. A primeira jornada da prova decorreu sábado, na Figueira da Foz.

O C.A.C começou por derrotar a ACAPO DL B por 10-0 e, momentos mais tarde, no encontro mais aguardado da ronda, levou de vencida a União dos Cegos e Amblíopes do Seixal por 8-6.

O clube da Pontinha e a equipa B da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal - Delegação de Lisboa, foram os protagonistas do primeiro encontro do campeonato. Num jogo de forças desiguais, o C.A.C foi construindo, sem grandes dificuldades, uma clara vantagem no marcador. Ao intervalo, o resultado era de 9-0 a favor do Cultural. Aos primeiros minutos da segunda metade, chegou, sem surpresa, o 10-0 final.

Minutos depois, no terceiro encontro da jornada, defrontaram-se as duas equipas que, atualmente, dominam o goalball nacional: a campeã UCAS e o vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça, o C.A.C. Os primeiros minutos fizeram antever uma partida equilibrada e com incerteza no resultado. O C.A.C inaugurou o marcador, mas depressa viu a UCAS dar a volta ao resultado. O 2-1 manteve-se por alguns instantes, até que, perto do intervalo, o C.A.C chegou à igualdade e, a quatro segundos do fim da primeira parte, surgiu o 3-2 a favor dos amarelos. A segunda parte começou com nova investida da UCAS, que voltou à liderança do marcador. O C.A.C revelava algumas falhas defensivas e a UCAS, com uma defesa consistente e um ataque eficaz, fazia perigar os objetivos do adversário. No entanto, os atletas do C.A.C reagiram e, já nos últimos minutos, conseguiram virar o marcador e estabelecer o resultado final de 8-6.

Com duas vitórias, o C.A.C é já um dos primeiros classificados, com seis pontos, os mesmos da ACAPO DL A, equipa que lidera a tabela, por ter um maior diferencial entre golos marcados e sofridos.

A primeira jornada colocou ainda três atletas da equipa na lista dos melhores marcadores. Ruben Portinha, Hadiley Sacramento e Guilherme Cavaco somam todos quatro golos.

A segunda jornada do campeonato está agendada para 17 de novembro e terá lugar na região da Grande Lisboa, em local ainda por confirmar por parte da Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais (ANDDVIS).

DADOS INDIVIDUAIS RELATIVOS À PRIMEIRA JORNADA

C.A.C vs ACAPO DL B

João Pimenta - 16 remates, 0 golos;

Ruben Portinha - 17 remates, 3 golos;

Carlos Afonso - 3 remates, 1 golo;

Guilherme Cavaco - 14 remates, 4 golos;

J. Miguel Mota - 13 remates, 2 golos;

Eduardo Balola - não jogou.

C.A.C vs UCAS

Ivo Francisco - não jogou;

Francisco Vicente - 18 remates, 2 golos;

Ruben Portinha - 25 remates, 1 golo;

Hadiley Sacramento - 35 remates, 4 golos;

J. Miguel Mota - 23 remates, 1 golo;

Eduardo Balola - não jogou.

DADOS GERAIS

Ivo Francisco - não jogou;

Francisco Vicente - 18 remates, 2 golos, 1 jogo;

João Pimenta - 16 remates, 0 golos, 1 jogo;

Ruben Portinha - 42 remates, 4 golos, 2 jogos;

Carlos Afonso - 3 remates, 1 golo, 1 jogo;

Hadiley Sacramento - 35 remates, 4 golos, 1 jogo;

Guilherme Cavaco - 14 remates, 4 golos, 1 jogo;

J. Miguel Mota - 29 remates, 3 golos, 2 jogos;

Eduardo Balola - não jogou.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

C.A.C já conhece os adversários na época 2012-2013

A equipa de goalball do Clube Atlético e Cultural já conhece os adversários que irá defrontar nas seis primeiras jornadas do campeonato nacional época 2012-2013. O sorteio da prova decorreu terça-feira, na sede da Associação Nacional de Desporto para Deficientes Visuais (ANDDVIS), com o técnico Eduardo Balola a representar o clube.

O sorteio ditou um embate com a União dos Cegos e Amblíopes do Seixal (UCAS), atual detentora do título, logo na primeira jornada. O mesmo acontecerá nas terceira e quinta rondas.

Para além da UCAS, o C.A.C defronta ainda a ACAPO DL B na primeira ronda, partida que, de resto, é a primeira a ser disputada.

Na segunda ronda, o Cultural defronta as equipas da ACAPO DL A e da Olhar Activo, num campeonato que conta apenas com estas cinco equipas e cujo modelo competitivo é composto por três voltas de duas jornadas cada na fase regular e uma sétima ronda para decisão final dos lugares ocupados pelas equipas na tabela classificativa, composta pelo grupo A (equipas que lutam pelo título) e pelo grupo B (equipas que disputam os lugares que fecham a tabela).

Recorde-se que a primeira jornada do campeonato nacional 2012-2013 está agendada para 13 de outubro, na Figueira da Foz.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

C.A.C não traz a taça, mas vence torneio da UCAS

O Clube Atlético e Cultural venceu, sábado, a quinta edição do torneio de goalball organizado pela União dos Cegos e Amblíopes do Seixal. A competição decorreu no pavilhão do agrupamento escolar António Augusto Louro, na Arrentela (Seixal).

Com duas equipas em prova, o C.A.C enfrentou a formação anfitriã e a Olhar Activo de Sintra, num torneio quadrangular composto por meias-finais, final e partida de atribuição dos terceiro e quarto lugares.

O sorteio ditou que UCAS e C.A.C B se defrontassem no encontro inaugural. A teoria colocava os seixalenses como favoritos à vitória da partida, mas foi o C.A.C B quem começou por mandar no marcador. Até ao intervalo, a equipa da Pontinha disputou o resultado palmo a palmo com o adversário, embora este tenha conseguido dar a volta ao marcador. O intervalo chegou com uma vantagem de 6-5 para a UCAS. Na segunda parte, acentuou-se o domínio dos campeões nacionais e o resultado final confirmou a derrota do C.A.C B por 12-8. Apesar da derrota, a formação composta por Carlos Afonso, Eduardo Balola, Ivo Francisco e João Pimenta deu muito boa conta de si e não desistiu de lutar por um resultado o melhor possível.

Seguiu-se o embate entre o C.A.C A e a Olhar Activo. Num jogo sem história, a equipa da Pontinha construiu uma vitória por 11-1 ainda antes do intervalo, com espaço e tempo de jogo para os cinco atletas que a integraram.

Estavam então definidos os jogos da segunda fase do torneio. Na partida de atribuição dos terceiro e quarto lugares, o C.A.C B defrontou e venceu a Olhar Activo por 12-2, resultado conseguido pouco depois do início da segunda parte. Ao intervalo, o marcador assinalava uma vantagem de 11-1 para os terceiros classificados da competição.

Na final, dois velhos conhecidos: C.A.C A e UCAS. Numa partida que se previa equilibrada, a equipa amarela acabou por demonstrar, à semelhança do que aconteceu na conquista da Supertaça, uma superioridade sem margem para dúvidas. O C.A.C dominou do princípio ao fim, numa partida que chegou ao intervalo com 7-4 no marcador a favor do Cultural. Na segunda parte, a superioridade manteve-se, ao ponto de, já perto do final, o C.A.C ter fechado as contas do jogo com uma vitória por 16-6.

Com honras para os vencedores e para os vencidos, a cerimónia de encerramento trouxe uma novidade que deixou perplexos os elementos do C.A.C. Contrariamente ao habitual em competições deste género, a organização do torneio decidiu não entregar um troféu à equipa vencedora, ficando-se pela oferta de medalhas às quatro equipas participantes, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal. Este episódio, apesar de caricato, não caiu bem junto da comitiva do Clube Atlético e Cultural.

O C.A.C volta a reunir o plantel e prepara já o assalto à primeira jornada do campeonato nacional de goalball, agendada para 13 de outubro, na Figueira da Foz. O sorteio da competição decorre esta terça-feira, pelas 18h, nas instalações da ANDDVIS.

DADOS INDIVIDUAIS DAS EQUIPAS A e B

C.A.C A vs Olhar Activo (meia-final)


Francisco Vicente - 5 remates, 2 golos;
Ruben Portinha - 5 remates, 2 golos;
Hadiley Sacramento - 4 remates, 3 golos;
Guilherme Cavaco - 4 remates, 1 golo;
J. Miguel Mota - 4 remates, 3 golos.


C.A.C A vs UCAS (final)


Francisco Vicente - 5 remates, 0 golos;
Ruben Portinha - 12 remates, 3 golos;
Hadiley Sacramento - 27 remates, 8 golos;
Guilherme Cavaco - 18 remates, 0 golos;
J. Miguel Mota - 29 remates, 5 golos.


Totais:


Francisco Vicente - 10 remates, 2 golos, 2 jogos;
Ruben Portinha - 17 remates, 5 golos, 2 jogos;
Hadiley Sacramento - 31 remates, 11 golos, 2 jogos;
Guilherme Cavaco - 23 remates, 1 golo, 2 jogos;
J. Miguel Mota - 33 remates, 8 golos, 2 jogos.


Golos marcados: 27
Golos sofridos: 7
Diferencial: 20

C.A.C B vs UCAS (meia-final)


Ivo Francisco - 24 remates, 1 golo;
João Pimenta - 14 remates, 0 golos;
Carlos Afonso - 9 remates, 1 golo;
Eduardo Balola - 36 remates, 6 golos.


C.A.C B vs Olhar Activo (3º e 4º lugares)


Ivo Francisco - 26 remates, 4 golos;
João Pimenta - 32 remates, 6 golos;
Carlos Afonso - 10 remates, 2 golos.


Totais:


Ivo Francisco - 50 remates, 5 golos. 2 jogos;
João Pimenta - 46 remates, 6 golos, 2 jogos;
Carlos Afonso - 19 remates, 3 golos, 2 jogos;
Eduardo Balola - 36 remates, 6 golos, 1 jogo.


Golos marcados:20
Golos sofridos: 14
Diferencial: 6