segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

C.A.C atrasa-se na luta pelo título

O Clube Atlético e Cultural voltou a perder pontos para os adversários directos, ao consentir uma derrota frente ao Académico na segunda jornada do campeonato nacional de goalball, decorrida sábado, em Albergaria-a-Velha.

A equipa de Eduardo Balola perdeu por 15-14 com o Académico e venceu a ACAPO-DL por 12-8. Mercê das duas vitórias da União de Cegos e Amblíopes do Seixal (UCAS) nesta segunda ronda, o C.A.C leva já seis pontos de desvantagem para o primeiro classificado.

À entrada para o segundo jogo da tarde, o C.A.C mostrava-se consciente da importância que uma vitória frente ao rival Académico teria para as contas da tabela e também para a moral da equipa. Nos primeiros minutos, o marcador parecia reflectir a concretização dessa vitória, já que o placar era favorável aos lisboetas. Mas com o avançar da partida, uma sucessão de erros deitou tudo a perder, especialmente devido aos muitos penaltis cometidos, oportunidades que o adversário aproveitou da melhor forma. Ao intervalo, registava-se um empate a nove, prenúncio de um equilíbrio que se iria manter até ao final do encontro. Apesar disso, os erros defensivos continuaram a acontecer e mais penaltis foram cometidos. Ainda assim, o C.A.C não baixou os braços e acabou o jogo em cima do adversário, na tentativa de alcançar, no mínimo, o empate, algo que acabou por não conseguir. 15-14, a favor do Académico, foi o resultado final.


No quarto jogo da ronda, voltou o fantasma das grandes penalidades. Perante a ACAPO-DL, a quem o C.A.C tinha recentemente vencido por 12-2 no torneio da Olhar Activo, a equipa amarela voltou a não conseguir impor a plenitude da qualidade de jogo que a caracteriza. Ainda assim, o marcador ao intervalo mostrava uma vantagem de 7-6 a favor do C.A.C. Na segunda metade, a equipa estabilizou e acabou por gerir e ampliar a vantagem, até atingir o resultado final de 12-8.


Com uma vitória e uma derrota na segunda jornada, o C.A.C chega aos seis pontos e cola-se à ACAPO-DL na terceira posição. Em segundo está o Académico, com nove pontos, a três do líder UCAS que, com doze pontos, conta por vitórias os quatro jogos realizados.

Na próxima jornada, que decorrerá em Óbidos no dia 21 de janeiro, o C.A.C voltará a defrontar a UCAS e, antes disso, mede forças com a Olhar Activo. Apesar dos resultados negativos, a equipa não atira a toalha ao chão na luta pelo título.


DADOS REFERENTES À SEGUNDA JORNADA


CAC vs ACADÉMICO

Eduardo Balola: 22 remates, 1 golo;
Rúben Portinha: 28 remates, 1 golo;
Hadiley Sacramento: 40 remates, 10 golos;
J. Miguel Mota: 22 remates, 2 golos.


CAC vs ACAPO DL

André Silva: 19 remates, 0 golos;
Carlos Afonso: 1 remate, 0 golos;
Rúben Portinha: 16 remates, 3 golos;
Guilherme Cavaco: 11 remates, 1 golo;
Hadiley Sacramento: 30 remates, 6 golos;
J. Miguel Mota: 18 remates, 2 golos.


Total 2.ª Jornada:

André Silva: 19 remates, 0 golos;
Carlos Afonso: 1 remate, 0 golos;
Guilherme Cavaco: 11 remates, 1 golo;
Hadiley Sacramento: 70 remates, 16 golos;
J. Miguel Mota: 40 remates, 4 golos;
Rúben Portinha: 44 remates, 4 golos;
Eduardo Balola: 22 remates, 1 golo.


Total Campeonato;

André Silva: 42 remates, 2 golos;

Carlos Afonso: 7 remates, 0 golos;

Eduardo Balola: 77 remates, 7 golos;

Elton Rocha: 0 remates;

Guilherme Cavaco: 32 remates, 2 golos;

J. Miguel Mota: 115 remates, 19 golos;

Nuno Amade: 5 remates, 2 golos;

Hadiley Sacramento: 70 remates, 16 golos;

Rúben Portinha:44 remates, 4 golos.


Avaliação dos atletas referente à prestação na 2.ª jornada;


André Silva: 4

Carlos Afonso: 4,86;

Eduardo Balola: 4,86:

Guilherme Cavaco: 5,7;

J. Miguel Mota: 4,86;

Hadiley Sacramento: 5,57;

Rúben Portinha: 5,43.


Total da avaliação dos atletas no campeonato:

André Silva: 4,57;

Carlos Afonso: 5,14;

Eduardo Balola: 6;

Elton Rocha: 3,71;

Guilherme Cavaco: 6,13;

J. Miguel Mota: 6,71;

Hadiley Sacramento: 5,57;

Nuno Amade: 5,85;

Rúben Portinha: 5,43.

sábado, 26 de novembro de 2011

C.A.C conquista o segundo torneio de goalball no concelho de Sintra

A equipa A do Clube Atlético e Cultural venceu este sábado, na Escola Secundária Gama Barros (Cacém) o segundo torneio de goalballl realizado no concelho de Sintra, com a organização a cargo da equipa Olhar Activo. O C.A.C-A venceu o C.A.C-B por 13-10, a Olhar Activo por 11-1 e a ACAPO-DL por 12-2, conquistando assim 9 pontos, num modelo competitivo de todos contra todos.

No primeiro encontro do torneio, frente a frente, C.A.C-A e C.A.C-B. Com uma primeira parte menos conseguida, a equipa B colocou-se em vantagem por expressivos 7-1. As substituições operadas pela equipa técnica reequilibraram a equipa A e também o placar, registando-se um 7-7 ao intervalo. No segundo tempo, o C.A.C-A continuou a dominar a partida e acabou por atingir uma vitória por 13-10.

Pouco depois, no terceiro encontro, o C.A.C-A derrotou facilmente a equipa Olhar Activo por 11-1, graças à concentração dos atletas em jogo e a um trabalho defensivo praticamente irrepreensível.

De seguida, o C.A.C-B acumulou erros defensivos frente à ACAPO-DL e acabou derrotado por 13-10. Ainda assim, nos minutos finais, a equipa da Pontinha mostrou-se aguerrida e lutou pelo resultado até ao fim.


Minutos depois, foi a vez o C.A.C-A defrontar a ACAPO-DL e a história foi outra. Mais uma vez, a equipa de Eduardo Balola rubricou uma exibição defensiva quase perfeita e mostrou-se eficaz no ataque. Poucos minutos decorriam na segunda parte quando a equipa de amarelo chegou aos 12-2, pondo termo ao jogo por diferença de dez golos.


Na sétima e última partida do torneio, o C.A.C-B levou de vencida a Olhar Activo por 12-2, com o resultado conseguido ainda antes do intervalo.


O C.A.C conquistou assim o primeiro torneio do seu historial, com três vitórias da equipa A, correspondentes a nove pontos.

Destaque ainda por uma partida entre duas equipas femininas, pondo frente a frente o C.A.C e a Olhar Activo. A equipa do C.A.C, composta por Sílvia, Márcia e Sofia, acabou por vencer por 16-6.


O grupo de trabalho volta a concentrar-se nas competições nacionais e prepara agora a segunda jornada do campeonato, a decorrer no próximo dia 17 de dezembro, em Albergaria-a-Velha.

DADOS DOS JOGADORES DO CLUBE ATLÉTICO E CULTURAL

EQUIPA - A
João Miguel Mota - 15 golos;
Ruben Portinha - 10 golos;
Guilherme Cavaco - 5 golos;
Eduardo Balola - 5 golos;
Sofia Santos - 1 golo
Elton Rocha - 0 golos.


EQUIPA - B
João Pimenta - 14 golos;
Nuno Amade - 11 golos;
Hugo Cavaco - 6 golos;
Silvia Quaresma - 1 golo;
Carlos Afonso - 0 golos.


EQUIPA FEMENINA
Sofia Santos - 5 golos;
Silvia quaresma - 5 golos;
Márcia Rerreira - 5 golos;

1 auto-golo.

sábado, 12 de novembro de 2011

Jornada de dois sentidos para o C.A.C no arranque do campeonato

A equipa de goalball do C.A.C foi derrotada pela UCAS por 17-10, no primeiro encontro da primeira jornada do campeonato nacional de goalball, ocorrido este sábado, em Aveiro.

Em sentido contrário, na última partida da ronda, a equipa levou de vencida o Caldelas por 16-6.

O encontro entre o Cultural e a UCAS afigurava-se como um dos dois jogos grandes desta primeira ronda. O outro iria colocar frente a frente UCAS e Académico. Feitas as contas, a equipa do Seixal foi a grande beneficiada, ao vencer ambas as partidas, a segunda das quais por 15-11.

O jogo frente à União de Cegos e Amblíopes do Seixal não começou bem. Mais uma vez, a equipa do C.A.C cometeu uma sucessão de erros nos primeiros minutos e cedo se viu a perder por larga margem. Até ao intervalo, a vitória por dez golos de diferença esteve próxima do adversário, mas o C.A.C reagiu e reequilibrou a contenda após o intervalo. Ainda assim, o esforço não chegou para evitar uma derrota há muito anunciada.


No segundo encontro, frente ao Caldelas, a equipa voltou a não entrar bem, mas com o decorrer da partida, acabou por vincar a sua superioridade em relação ao adversário, que não aguentou fisicamente o desgaste provocado pelo aumento do tempo de jogo na modalidade - doze minutos por parte, vinte e quatro no total. Assim, o jogo terminou com uma vitória do C.A.C por dez golos de diferença, com o placar a registar um resultado final de 16-6.


Face aos resultados verificados nesta primeira jornada, a equipa do C.A.C segue no grupo dos segundos classificados, com três pontos, juntamente com a equipa do Académico, Em primeiro seguem UCAS e ACAPO DL, equipa que derrotou o Caldelas por 13-3 e a Olhar Activo por 15-8.

A próxima jornada do campeonato nacional está agendada para 17 de dezembro, em Albergaria-a-Velha. Antes disso, o C.A.C irá disputar, a 26 deste mês, um torneio quadrangular, organizado pela equipa da Associação Olhar Activo de Sintra.

DADOS DOS JOGADORES

C.A.C vs UCAS:
André Silva - 13 remates, 1 golo;
Carlos Afonso - 5 remates,, 0 golos;
Eduardo Balola - 33 remates, 2 golos;;
Elton Rocha - 0 remates;
Guilherme Cavaco - 8 remates, 1 golo;
J. Miguel Mota - 46 remates, 7 golos;


C.A.C vs Caldelas:
André Silva - 17 remates,1 golo;
Carlos Afonso - 1 remate, 0 golos;
Eduardo Balola - 22 remates, 4 golos;
Guilherme Cavaco - 13 remates, 1 golo;
J. Miguel Mota - 29 remates, 8 golos;
Nuno Amade - 5 remates, 2 golos.

DADOS DOS JOGADORES AO FIM DA PRIMEIRA JORNADA

André Silva - 30 remates, 2 golos;
Carlos Afonso - 6 remates, 0 golos;
Eduardo Balola - 55 remates, 6 golos;
Elton Rocha - 0 remates;
Guilherme Cavaco - 21 remates, 1 golo;
J. Miguel Mota - 75 remates, 15 golos;
Nuno Amade - 5 remates, 2 golos.


AVALIAÇÃO DOS ATLETAS REFERENTE À PRESTAÇÃO NA PRIMEIRA JORNADA

Nota: Em cada jornada, será atribuida, pela equipa técnica e por cada um dos jogadores que constem da convocatória, uma nota que irá de 1 a 10, sendo 1 a nota minima e 10 a nota máxima.
Daqui resultará uma média e essa será a nota que irá pontuar a prestação de cada um dos jogadores na jornada.

RESULTADOS:

André Silva - 5,14;
Carlos Afonso - 5,42;
Eduardo Balola - 7,14;
Elton rocha - 3,71;
Guilherme Cavaco - 6,57;
J. Miguel Mota - 8,57;
Nuno Amade - 5,85.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Campeonato nacional de goalball arranca este sábado com um C.A.C-UCAS

Faltam poucos dias para o arranque do campeonato nacional de goalball, época 2011-2012. A primeira jornada acontece este sábado, em Aveiro, e abre com um encontro entre o C.A.C e a UCAS.

Apesar de desfalcada, a equipa da Pontinha encara a partida com optimismo, tendo por objectivo a vitória final.

A segunda partida do C.A.C nesta primeira jornada traz como adversário o Caldelas, no encontro que encerra esta primeira ronda.

No modelo competitivo do campeonato nacional 2011-2012, estão definidas três voltas, sendo que, até à quarta jornada, as equipas disputam dois encontros por jornada, até à quarta ronda. Da quinta à sétima jornadas, duas equipas disputam três partidas por jornada. Na oitava ronda, as equipas são divididas em dois grupos, ficando no grupo A as que lutam pela primeira posição.

domingo, 9 de outubro de 2011

C.A.C acaba Torneio da UCAS em quarto

Não foi positiva a estreia do C.A.C na época 2011-2012. A equipa de goalball do Clube Atlético e Cultural perdeu por 12-3 com a UCAS e terminou a prova na quarta posição.

No outro encontro que disputou, o C.A.C bateu o GGN (Grupo Gente Nova) por 15-5.

O sorteio ditou que o primeiro encontro do torneio pusesse frente a frente UCAS e C.A.C. Apesar de reconhecer o potencial do adversário, a equipa da Pontinha entrou em campo confiante num bom resultado. O mesmo não se verificou, devido a uma sucessão de erros defensivos e a um ataque pouco eficaz, mérito também do comportamento defensivo do adversário. Cedo o resultado chegou aos 5-0, o que resultou num conjunto de substituições que, ainda assim, não surtiram efeito. Com a corrente do jogo a seu favor, a União de Cegos e Amblíopes do Seixal acabou por construir o esclarecedor resultado de 12-3.

A derrota na partida inaugural ditou que, de acordo com o regulamento da competição, a equipa do C.A.C fosse disputar o jogo de atribuição do quarto e quinto lugar, desta feita contra a recém-formada equipa do GGN. Nesta partida, e apesar de persistirem vários erros defensivos, o C.A.C evidenciou a sua superioridade e, ainda antes da primeira parte, atingiu uma vantagem de dez golos (15-5), o que significou o final da partida. Em destaque esteve o lateral-direito André Silva, autor de sete dos quinze golos da equipa.


A equipa do C.A.C prepara agora a primeira jornada do campeonato nacional, agendada para 12 de Novembro, em Aveiro.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Época arranca com o Torneio da UCAS

Eis o primeiro teste para a equipa de goalball do Clube Atlético e Cultural. Realiza-se, este sábado, a partir das 15h, o Torneio de Goalball da União de Cegos e Amblíopes do Seixal, edição 2011.

A competição terá lugar no pavilhão da Escola EB 2-3 António Augusto Louro, em Arrentela (Seixal) - consulte a morada e o mapa aqui.

A prova, inserida no evento desportivo "Seixalíadas 2011", será disputada por cinco equipas - UCAS, C.A.C, ACAPO DL, GGN e Olhar Activo.

Mais informações e regulamento da competição no site da ANDDVIS.

domingo, 11 de setembro de 2011

Equipa de Goalball distinguida com dez prémios

A equipa de goalball do Clube Atlético e Cultural foi distinguida com dez prémios individuais, atribuídos pela Junta de Freguesia de Carnide, numa cerimónia realizada sábado à tarde, nas instalações da Junta.

A autarquia local homenagiou as figuras que, na época 2010-2011, se destacaram nas diferentes modalidades e escalões dos seis clubes pertencentes a Carnide, entre os quais o C.A.C, com a presença de diversos atletas, treinadores e dirigentes.

No goalball, João Miguel Mota, Hugo Cavaco e Rúben Portinha foram os mais galardoados, com dois prémios cada.

Conheça os prémios atribuídos aos membros da equipa de goalball:

Prémio de aproveitamento escolar
Elton Lopes
João Miguel Mota

Prémio de mérito desportivo

Eduardo Balola
Rúben Portinha

Prémio pela representação da selecção nacional de goalball

André Silva
Hadiley Sacramento
Hugo Cavaco
João Miguel Mota
Rúben Portinha

Prémio revelação

Hugo Cavaco

C.A.C de volta ao trabalho

Arrancou a época 2011-2012 para a equipa de goalball do Clube Atlético e Cultural.

Os trabalhos inciaram-se há cerca de oito dias, com um primeiro encontro entre atletas, treinadores e direcção do clube, durante a apresentação de um novo espaço de treino para a equipa de goalball.

Entre as novidades para a nova época, aguarda-se para as próximas semanas a apresentação de um novo patrocinador.

O primeiro treino da época realizou-se na manhã deste sábado, na Pontinha.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

C.A.C continua a dominar as convocatórias para a Selecção nacional de Goalball

Cinco atletas do Clube Atlético e Cultural foram convocados para um estágio da selecção nacional de goalball, a realizar este sábado e domingo, em Oeiras.

João Miguel, Hugo Cavaco, André Silva, Hadiley Sacramento e Rúben Portinha, todos do C.A.C, juntam-se a Mário Lopes e Márcio Carneiro, do Académico, e ainda a João Pereira, da UCAS, num total de oito atletas convocados pela equipa técnica nacional, composta por Paulo Fernandes e Ana Catarina Fonseca.

A equipa das quinas prepara a presença no campeonato europeu de goalball do grupo C, que terá lugar na Polónia, em Setembro.

Leia o comunicado dos técnicos nacionais na página oficial da ANDDVIS.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

C.A.C finalista vencido da Taça de Portugal

A equipa A do Clube Atlético e Cultural não conseguiu revalidar o título de vencedora da Taça de Portugal de goalball, ao perder na final com a União de Cegos e Amblíopes do Seixal (UCAS) por 7-6. A edição 2010-2011 da Taça decorreu sábado e domingo, no Pavilhão Rosa Mota, no Porto.

Já o C.A.C-B não conseguiu passar da primeira fase, ao perder os dois encontros frente ao Académico e ao Caldelas.

Numa primeira fase, as nove equipas inscritas foram divididas em três grupos. O C.A.C-A ficou no grupo A, juntamente com o Grupo Gente Nova e a ACAPO-DL. No grupo C ficou o C.A.C-B, o Académico FC e o GD Caldelas. Passaríam às meias-finais os três primeiros classificados e o melhor segundo classificado de todos os grupos.

A partida inaugural pôs frente a frente o C.A.C-A e a recém-formada equipa do Grupo Gente Nova (GGN). Ainda antes do intervalo, o jogo ficou decidido com uma vitória do C.A.C por concludentes 10-0. João Miguel Mota, o jovem atleta de quinze anos, começava a destacar-se como uma das figuras da competição.


O C.A.C-A voltou a entrar em acção na quarta partida, desta vez para defrontar a ACAPO-DL. Mais uma vez, o jogo foi totalmente controlado pela formação da Pontinha, e mais uma vez houve espaço para utilizar vários atletas. No final da partida, o placar assinalou uma vitória por 10-4.


No sexto encontro, o C.A.C-B não teve argumentos para contrariar a superioridade do Académico. Apesar de tudo, o jogo durou todo o tempo regulamentar e 10-2 foi o resultado final.


A fechar a fase de grupos, a nona partida foi disputada pelo C.A.C-B e pelo Caldelas. Os bracarenses acabaram por mostrar superioridade, perante um C.A.C desinspirado que, pela primeira vez, não venceu um encontro frente a este adversário. O resultado foi de 8-3 a favor do Caldelas que, fruto da conjugação de resultados, acabou por se tornar no segundo melhor classificado da fase de grupos, garantindo a passagem às meias-finais.


Eis que, às 9h de domingo, C.A.C-A e Caldelas se encontraram para disputar a primeira semi-final. Tal como nas partidas do dia anterior, a equipa da Pontinha mostrou-se concentrada e não deu treguas ao adversário. A meio da segunda parte, ao atingir uma vantagem de dez golos, o C.A.C acabou com o jogo. 14-4 foi o resultado final.


Pouco depois, assistiu-se a um grande jogo de goalball. UCAS e Académico disputaram a outra vaga na final e terminaram o período regulamentar com um empate a oito golos. O jogo decidiu-se com recurso a prolongamento, utilizando a regra do "golo de ouro" (ganharia quem marcasse primeiro). A UCAS acabou por vencer a partida por 9-8 e seguiu para a final.

Na partida de todas as decisões, o C.A.C-A entrou melhor e cedo inaugurou o placar. Mas a UCAS reagiu a chegou a uma vantagem de 3-1, não mais largando o controlo do jogo e do resultado. Perto do fim, no último minuto da segunda parte, o C.A.C alcançou o empate a seis. Mas, nos últimos trinta segundos, uma jogada inglória acabou por ditar o resultado final, impedindo ao C.A.C a revalidação do título. A UCAS juntou assim a conquista da Taça de Portugal à do campeonato.


Confira agora alguns dados individuais dos nossos atletas, referentes à competição.


C.A.C/CIN/Ataraxia-A


Rúben Portinha - 46 remates, 6 golos. Jogou os 4 jogos;

Carlos Afonso - 9 remates, 1 golo. Jogou 2 jogos;
Hadiley Sacramento - 51 remates, 11 golos. Jogou os 4 jogos;
Hugo Cavaco - 11 remates, 0 golos. Jogou os 4 jogos;
J. Miguel Mota - 64 remates, 17 golos. Jogou os 4 jogos;
Eduardo Balola - 19 remates, 5 golos. Jogou 3 jogos.


C.A.C/CIN/Ataraxia-B


Sofia Santos - 4 remates, 0 golos. Jogou 1 jogo;
Elton Lopes - 8 remates, 0 golos. Jogou os 2 jogos;
André Silva - 24 remates, 0 golos. Jogou os 2 jogos;
Guilherme Cavaco - 34 remates, 1 golo. Jogou os 2 jogos;
Nuno Amade - 42 remates, 4 golos. Jogou os 2 jogos.

Terminada a época, atletas e treinadores pensam já na próxima temporada, na qual o C.A.C quer voltar a ganhar competições.