Relatos do Brasil


Nesta página, contamos com os relatos e as experiências vindas do lado de lá do Atlântico. O intercâmbio é feito com Jônatas Castro, responsável técnico pelas equipas APACE e ICP, da cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.

(NOTA IMPORTANTE: Dado que os textos são escritos em português do Brasil, o administrador do blog efectuou algumas alterações a nível gramatical, para uma melhor compreensão dos mesmos, sem no entanto retirar a maioria das expressões próprias da variante brasileira.)



Segunda-feira, 25 de Abril de 2011

Olá Amigos,

Como antes mencionado, estivemos na cidade de Caruaru, Estado do Pernambuco. Porém, uma notícia triste nos acometeu antes do embarque. O transporte prometido foi insuficiente para toda a delegação, deixando-nos sem a participação da renovada equipa feminina da APACE. Esta opção deu-se devido à baixa média de idades das atletas, necessitando elas de mais acompanhantes, e, como consequência, mais ocupantes no transporte.

Não podia deixar de registrar aqui a nossa imensa frustração, visto que a preparação foi forte e a ansiedade das meninas era grande. Mas sabemos que, por aqui, esta é uma realidade que ainda estará presente por muito tempo, apesar dos nossos esforços em romper esta barreira.

Com relação aos resultados, vimos como muito positivos, uma vez que, novamente, conseguimos o campeonato e vice-campeonato com APACE e ICP respectivamente. Mesmo poupando algumas peças importantes, realizando diferentes experiências e aplicando táticas ainda não comprovadamente válidas, as equipas demonstraram boa capacidade de adaptação às novas propostas.

Além disso, esta competição serviu para identificarmos e observarmos o nosso principal concorrente a uma das vagas da Copa Brasil 2011: a APEC - Associação Pernambucana de Cegos. Pelo que se observou, eles podem sim comprometer o nosso objetivo de conquistar as duas vagas disponíveis para o Nordeste no nosso Campeonato Regional do próximo mês.

Ao final tivemos:

1.º APACE - 16 Pontos
2.º ICP - 15 Pontos
3.º APEC - 13 Pontos

Outro aspecto a ser observado é o facto de a ADEVIRN (Associação dos Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte) ter dividido a sua equipa em duas apenas para esta competição, impossibilitando-nos de reconhecer a sua real força para o Regional Nordeste. Porém, ao analisar as potencialidades individuais, parece ser a APEC o adversário a ser batido para a conquista dos objectivos do nosso Goalball.

4.º ADEVIRN A - 09 Pontos
5.º ADEVIRN B - 06 Pontos

Por fim, foi interessante perceber a evolução das equipas que iniciaram em 2010. Apesar de ainda serem batidos por placares elásticos, é notória e evolução técnica de ambas.

6.º ADEVISE
7.º ACACE

Pois é amigos, mais uma missão cumprida. A próxima, bem mais dura, valerá vaga para as nossas duas equipas representarem o Nordeste brasileiro na Copa Brasil de Goalball 2011. Mando notícias em breve, pois a nossa preparação continua em ritmo acelerado!!!

Forte abraço,

Jônatas Castro


Terça-feira, 12 de Abril de 2011


Olá amigos!!! Como estão aí do outro lado?

Por aqui já começámos os trabalhos desde o início do ano, já que a nossa jornada se inicia e se encerra ao longo de um único ano civil.

A nossa primeira missão será no próximo fim-de-semana. Estaremos na cidade de Caruaru, Estado do Pernambuco, e lá participaremos da 1.ª etapa do circuito nordeste de Goalball 2011.

Contaremos com duas equipas masculinas (ICP e APACE) e uma feminina (APACE). A novidade é que, este ano, quase todas as meninas se deverão estrear em competições oficiais. Uma renovação que esperamos que seja promissora. Apesar da pouca idade, depositamos muita confiança em bons resultados para este ano.

Já as duas equipas masculinas apresentam pouca novidade, a mais marcante delas é a nova distribuição dos atletas que visam equilibrar ainda mais as forças de ambas.

Esta competição é regida pela FENEC (Federação Nordestina de Esportes para Cegos) com atuação apenas em âmbito regional. Por isso, a utilizamos principalmente como testes pra as competições mais importantes, como o Regional Nordeste, que vale vaga para a Copa Brasil, e, a Copa Brasil 2011.

Isto não significa que desprezamos a competição! Ao contrário, desejamos muito vencê-la e ampliar a nossa galeria de títulos! Porém, o regional nordeste de Goalball 2011 está muito próximo, restando pouco mais de um mês de preparação. Daí a nossa atenção em utilizar o circuito como preparação, observação e experiências. Além disso, boa parte das equipes que estarão em Caruaru, disputarão o Regional, sendo, portanto, concorrentes directos às duas vagas para a Copa Brasil 2011. Neste caso, utilizar as principais formações táticas e definições técnicas pode prejudicar o nosso principal objectivo para o primeiro semestre: a classificação!!!

É importante lembrar que, no ano que passou, apenas o ICP tentava uma das duas vagas, visto que a APACE, como atual campeã já garantira a sua. Mas, em 2010 a APACE amargou uma 5ª colocação no campeonato nacional, enquanto o ICP logrou uma terceira colocação após perder a semi-final em jogo atípico. Isto significa que para atingirmos as nossas principais metas para 2011, necessitamos fazer a final do regional, daí mais uma justificação para não demonstrarmos todo o nosso potencial neste momento.

Bem, agora despeço-me com um até breve!!! Logo que encerrados os jogos postarei os resultados e comentários. E, dentro em breve, espero poder comunicar um grande passo rumo às conquistas almejadas para esta temporada.

Forte abraço do amigo,

Jônatas Castro.


Terça-feira, 17 de Agosto de 2010

A pedido do C.A.C, o nosso amigo Jônatas Castro, treinador de Goalball no Brasil, vem responder-nos às questões que lhe lançámos. Queríamos saber, nomeadamente, quais as grandes diferenças entre o Goalball praticado naquele país e no nosso, pelo que lhe foi dado a observar. Eis a sua resposta.
Gostaria de, antes de responder às questões levantadas, parabenizá-los mais uma vez. Desta, pela grande evolução apresentada pela equipa, pois vinha acompanhando os vídeos quando postados no blog.

No Brasil, pratica-se Goalball há aproximadamente 25 anos. É hoje, entre os cegos e pessoas de baixa visão, o desporto que mais cresce. Com o surgimento de novas equipas, é natural que a modalidade apresente equipas heterogéneas, some-se isto ao facto de os profissionais especializados serem raros. Surgem junto com as equipas, dificultando uma rápida evolução às novas equipas (as formações priorizam o grupo de arbitragem, muito forte por aqui, com alguns árbitros em nível internacional).

Hoje, o Brasil tem mais de 80 equipas de Goalball, o que facilita a troca de experiências e evolução colectiva. As competições Regionais são abertas (para as equipas de cada região geográfica do Brasil), estas são classificatórias para a Copa Brasil. Assim, a Copa Brasil recebe apenas as 12 melhores equipas nacionais no masculino e 6 no feminino. Antes, tínhamos séries A e B, mas os recursos escassos limitaram a apenas uma série.

Assistindo aos vídeos (alguns do Alcoitão também) não tive dúvidas que o C.A.C seria campeão nacional. Continuando neste ritmo de evolução, a hegemonia do C.A.C perdurará durante alguns anos, com certeza! Não é profecia, mas uma constatação. Gostaria apenas de lembrar que apenas assisti a alguns vídeos, a minha impressão pode não ser fidedigna (a não ser em relação à constatação da evolução do C.A.C, que é absolutamente evidente).

Em relação ao comparativo com o Goalball Brasileiro, pelos víeos, repito, apenas pelos vídeos! O Goalball português (em especial o do C.A.C), vejo como uma das equipas que disputaria a Copa Brasil, colocando-se ao final acredito que entre as seis primeiras. Digo isto, porque o nível de oito, das 12 equipas que disputam a nossa Copa é muito semelhante, sendo que algumas levam ligeira vantagem técnica, e, pelos vídeos que vi, o C.A.C se colocaria entre estas sobresselentes.<*p>

Para ser mais preciso quanto às comparações, farei a comparação com as equipas da APACE e ICP. As principais diferencas são:

1. O nosso sistema defensivo apresenta algumas tácticas definidas, independente dos jogadores que estejam em quadra. Pode ser Fixa Fechada / Diagonal avançada / Em Bloco / Fixa Recuada / Diagonal recuada. Estas são formações tácticas defensivas;

2. Os principais jogadores não costumam jogar como pivô (Central), este é o que apresenta melhor técnica defensiva e leitura do jogo adversário; enquanto que os alas (laterais) apresentam melhor técnica ofensiva;

3. Os nossos jogadores não jogam em funções fixas. Durante o jogo há o que o professor Dailton denomina de "flutuação", que é o deslocamento de um jogador para uma acção específica de ataque (esta acção decorre das observações técnicas e tácticas definidas).

Percebo ainda outras diferenças, mas que por não conhecer mais a fundo os treinos e individualidades do grupo, além de tê-los acompanhado apenas por vídeos, reservo-me a não comentar.

Gostaria de informar que sou um estudioso no Goalball, sempre vendo vídeos, rabiscando e pensando em Goalball todos os dias com muita dedicação, por isso posso parecer muito rigoroso, porém enfatizo que nenhum dos comentários teve a intenção de depreciar o C.A.C, mas sim de responder às questões a partir das minhas observações dos vídeos e da minha vivência de seis anos de Goalball em discipluado do professor Dailton, que tem 20 anos de Goalball e mais de 50 jogos internacionais com a selecção brasileira.

Ademais, fica o convite para que pelo menos um integrante do C.A.C venha conhecer o nosso belo país, os nossos treinos e trocar estas vivências e diferenças das quais falei. Tenha certeza que teremos o maior prazer em recebê-los e aprendermos juntos.

Com muito respeito despeço-me após longas palvras, firmando votos de estima e consieração.

Abraços do amigo Jônatas Castro



Sábado, 29 de Maio de 2010



Por aqui caminhamos para mais uma competição. É o Circuito nordeste de Goalball a ser realizado no final de semana (28 e 30 de maio). Esta é uma competição realizada por todas as entidades do Nordeste, onde cada cidade onde há prática de goalball sedia uma etapa distinta. A Primeira será na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do norte.

Como já foi citado nos relatos anteriores, a nossa competição alvo para 2010 é a Copa Brasil (em novembro), por isso, aproveitaremos o Circuito para inscrever os nossos atletas mais novos e menos experientes como uma forma de preparação para os próximos anos. Para tanto, o ICP conta com escolinha de Goalball que, atualmente, conta com 16 crianças e adolescentes (meninos e meninas), garantindo a sustentação das equipes do ICP e APACE por, pelo menos, mais alguns anos.

Dos Membros da escolinha, foram selecionados cinco alunos, que serão divididos para as equipes masculina e feminina da APACE e masculina do ICP. Nesta competição, os jogadores mais experientes serão menos utilizados, enquanto os alunos da escolinha de goalball permanecerão quase todo o tempo e jogos em quadra. Além disso, as etapas finais do Circuito nordeste de Goalball 2010 serão em datas próximas à realização da Copa Brasil 2010. Estas servirão, portanto, para testarmos novas formações e táticas rumo à nossa Competição-alvo.

Em breve envio relatos com os resultados do próximo final de semana.

Por ora, um forte abraço! Conto com a torcida!


Quarta-feira, 14 de Abril de 2010

Começo então com um breve relato de toda a competição ocorrida no último fim de semana na Cidade de João Pessoa, Paraíba - Brasil.

Dia 02/04 - Sexta-Feira

 Chegada das Equipes, Reconhecimento do local dos jogos e Definição de tabela no Congresso Técnico.
Esta competição foi realizada da seguinte forma:

Categoria Feminina: Contava com 5 equipes, disputando em grupo único duas vagas para a final da competição. Lembrando que haveria apenas uma vaga para a Copa Brasil 2010. Assim sendo, mesmo sendo segunda colocada em pontos corridos, uma equipe poderia ainda classificar-se na disputa da final.

Categoria Masculina: Contando com 6 equipes que foram divididas em 2 grupoos de 3 cada uma, onde o primeiro de cada grupo ascenderia direto às semi-finais enquanto o segundo colocado enfrentaria o terceiro do outro grupo, para assim serem definidos os outros dois semi-finalistas. Conste-se que a APACE já obtém classificação para a Copa Brasil 2010 por ser atual campeã (2009). Classificavam-se assim APACE, mais 2 equipes melhores classificadas na competição.

Após a formação dos grupos tivemos:

Grupo A
 ICP - Jônatas como Treinador
APACE - Dailton como Treinador
APADEVI
  
Grupo B
 APEC
ADEVIRN
ACACE
  
Dia 03/04 - Sábado

 Primeiro dia de Jogos:
 O ICP fez o jogo de abertura dos jogos contra a APADEVI. Como qualquer jogo de estréia, não é de se estranhar um certo nervosismo, com consequente perda técnica. Porém, numa partida onde a nossa equipe era visivelmente superior, não foi difícil vencer o jogo por 16-9. Foi até estranho termos sofrido 9 golos.

Já a APACE (que entrara na competição como favorito, uma vez que é a equipe Campeã Brasileira de 2009) fez seu jogo de estréia contra o ICP, este já em seu 2º jogo, e perdeu por surpreendentes 8-4. Este foi, sem dúvida, um jogo atípico.

As duas equipes estiveram impecáveis durante todo o primeiro tempo, onde sem nenhum erro acabaram 1-1. Logo no início do segundo tempo de jogo, o ICP conseguiu ampliar sua vantagem em dois golos, ficando confortável para o decorrer do jogo. Porém, ainda com bastante tempo, o experiente time da APACE não acelerou o jogo. Mas com o passar do tempo e a defesa do ICP impecável, a APACE teve que se expor, o que fez o ICP ampliar ainda mais a sua vantagem em quatro golos de diferença, ficando o placar em certo momento em 6-2. Com uma tímida reação, a APACE conseguiu fazer dois golos e nada mais, o motivado time do ICP conseguiu, próximo ao final do jogo, mais dois golos por erros cometidos pela APACE, equipe que não costuma errar, mostrando que, definitivamente, a APACE não esperava tamanho desempénho dos garotos do ICP.

Após o jogo, o ICP confirmou a sua forte competitividade em relação a uma das vagas para a Copa Brasil. Além do mais, eliminou um jogo, visto que como primeiro colocado do grupo já estava classificado para as Semi-Finais.

O jogo serviu também para motivar ainda mais os garotos do ICP, que sempre fazia duros jogos contra a APACE, mas apresenta um historial negativo. Além disso, as demais equipes, que antes se comparavam ao ICP, viram uma significativa evolução técnica da equipe, atestando a dificuldade em roubar-lhes a vaga.

A APACE fez então, à noite, o seu jogo pela classificação às semi-finais contra a ACACE, equipe que iniciou a sua actividade há um ano e meio, daí a facilidade em derrotá-los por 11-1, sendo que o golo sofrido foi um auto-golo.


 ÚLTIMO DIA DE JOGOS - FINAIS

O dia começou problemático para o ICP. Nosso pivô, Zé Roberto, amanheceu com forte febre e teve de ser medicado. Mesmo assim, participou na semi-final, contra a ADEVIRN. Este foi, sem dúvida, o jogo mais tenso para o ICP, pois além da dificuldade física de seu pivô (que por sinal foi eleito o melhor jogador da competição), era um jogo decisivo, vencê-lo significaria atingir o seu principal objetivo para a competição, que era o de se classificar para a Copa Brasil 2010.

O início do jogo foi preocupante, pois os dois primeiros arremessos do adversário resultaram em golos contra a nossa equipe. A equipe mostrou que realmente estava tensa para o jogo. Como treinador, tratei de tentar acalmar a equipe em jogo, até então o que não estava funcionando eram os nossos acordos táticos, os atletas não aplicavam minimamente o que fora previamente combinado para aquela partida. Após algumas intervenções, o time começou a acertar-se e, enfim, colocar a cara do ICP no jogo. Confesso que num primeiro momento fiquei preocupado, visto que a equipe da ADEVIRN é uma equipe experiente e de boa qualidade técnica, tendo eles bons resultados em âmbito nacional. Porém, mesmo demorando um pouco, o início da reação foi avassalador, com três golos num curto espaço de tempo, os meninos viraram o jogo e acalmaram-se.

Entrávamos então na disputa. O nervosismo também atingiu a ADEVIRN, que começou a apresentar alguns erros, que, com erros também da nossa equipe, não deixaram que o jogo ficasse mais tranquilo. E o primeiro tempo encerrou com vitória parcial do ICP por 10-6. No início do segundo tempo, um golpe semelhante ao do primeiro, a ADEVIRN faz três golos e, ainda no início, encosta no placar, estava então 10-9. Começava a aparecer contextos dramáticos, pois os três referidos golos se deram a partir de falha técnica do nosso Zé Roberto, revelando a sua incapacidade de continuar no jogo. Só para se ter uma idéia, até um golo sentado ele sofreu (o último). Estava eu com uma substituição pronta, mas, logo após o terceiro golo no segundo tempo, mudei a alteração. Zé Roberto, que não deveria sair, foi deslocado para a entrada de mais um batedor (a idéia era substituir Pierre, que cometera algumas penalidades, por Márcio). Márcio então entrou e fez com que Pery, que estava em campo, assumisse a função de pivô. Para nossa felicidade, esta equipe se acertou e deu tranquilidade durante toda a continuidade da partida, que encorrou em 14-10.

Estava assim cumprida a nossa mais importante missão... colocar duas equipes na Copa Brasil de Goalball 2010. A felicidade nos tomou com a sensação de dever cumnprido... mas a competição ainda não se encerrara.

Iniciou-se então a segunda semi-final. APACE x APEC. Este jogo, também tenso para a APEC, fez com que esta equipe de desorientasse totalmente em jogo, resultando em surpreendente 10-0 em favor da APACE. Surpreendente, pois a APEC sempre fez duros jogos contra a APACE, tanto em âmbito regional quanto no nacional. Para se ter uma idéia do quão surpreendente foi esse resultado, em 2009, nos quartas-de-final da Copa Brasil (em que a APACE foi Campeã), estas mesmas equipes fizeram um grande embate que resultou em 6-5 para a APACE. Foi o jogo mais duro da Copa Brasil 2009. Com o jogo encerrando prematuramente, era hora de concentrar-se na grande Final.

Os jogos que antecederam a Final foram a final do Feminino, confirmando a já esperada classificação da ADEVIRN que venceu a APACE por 3-1.

Num emocionante confronto, que valia a segunda vaga para a Copa Brasil, ADEVIRN e APEC se enfrentaram com a vitória da APEC e grande decepção para a ADEVIRN, que tinha um time competitivo mas vão ficar de fora da Copa Brasil 2010.

MAIS UM GRANDE EMBATE ICP x APACE

Realmente não foi mais possível contar com a presença de Zé Roberto em campo, e o ICP entrou no jogo com uma formação diferente da que antes havia vencido a APACE. A um grande jogo então se deu início, tenso por ser Final de Campeonato, mas sem a carga da classificação. Durante mais de metade do primeiro tempo, o jogo permaneceu 0-0, sendo que o placar foi aberto pelo ICP. Antes do final do primeiro tempo, a APACE empata e vira o jogo para 2-1. Já perto de encerrar aquele meio tempo, o ICP conseguiu empatar o jogo com um grande arremesso de Pery, fazendo com que o primeiro tempo encerrasse empatado. Ao iníciar-se o segundo tempo, o jogo continuou com a mesma pegada, ambas as equipes muito concentradas buscavam, sem erros, vencer o seu oponente. A APACE ampliou a vantagem em 4-2, forçando o ICP a acelerar o jogo, mesmo ainda não estando vencida a metade do segundo tempo. Quando o cronómetro regressivo chegar aos 5 minutos, Pierre faz um golo e diminui para apenas 1 a diferença no placar.

Rapidamente o ICP empata e o jogo seque empatado até os oito minutos e meio, quando num belo lance de contra-ataque Pery encaixa um belo arremesso e faz um golo importantíssimo, forçando Dailton Freitas a solicitar um Time Out pela APACE. Seguindo o jogo, quando faltava 50 segundos para o final, Romário comete um Long Ball. O ICP tinha então a oportunidade de abrir vantagem de dois golos e ficar muito perto do título; por outro lado, não poderia cometer penalidaede, para não dar a oportunidade para o adversário empatar a partida. Solicitei então um Time Out e procurei tranquilizar a equipe, a bola estava na mão de Pierre. Como ele apresentou um grande índice de erro durante toda a competição (apesar de ter feito uma excelente final), tirei a bola da mão dele e a entreguei a Pery. Sabendo do tempo de jogo e com muita tranquilidade, o atleta disse :"Pode deixar comigo! Vou fazer este golo e nós não vamo mais perder!". Toda a expectativa então se voltou para a cobrança daquela penalidade, que foi convertida por Pery e comemorada por todos, pois sabíamos que estávamos com a mão na taça. Seguindo-se o jogo, nada mais aconteceu e o ICP venceu por 6-4. Desta vez, um placar absolutamente legítimo, pois as condições de erro não se repetiram como no primeiro jogo.

E o ICP derrotara a poderosa APACE, tornando este grupo de atletas Campeões e Vice-Campeões Regionais e fortes candidatos ao título da Copa Brasil 2010.


3 comentários:

  1. Boa tarde! através do blog fiquei informado do que se passa do outro lado. espero que coninuem. afinal goalball é de todos nós. hadiley sacramento

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais gostaria de vos felicitar por esta iniciativa.

    A troca de experiência é um óptimo meio de comunicação e aprendizagem.

    É importante ficarmos a conhcer como funciona a modalidade que tanto gostamos em outros países (especialmente num país "irmão").

    Continuem com este trabalho que tanto nos enriquece.

    Márcia

    ResponderEliminar