O que é o Goalball?

O Goalball é um desporto com génese no pós-segunda guerra mundial e que, na época, serviu para ajudar à reabilitação de soldados que, em combate, perderam a visão.
Trata-se de uma modalidade concebida de raiz para pessoas com deficiência visual, não estando por isso incluída nas modalidades que integram o chamado 'desporto adaptado', algo que, muitas vezes, é referido de forma incorrecta. Na base das suas regras e procedimentos está o recurso a dois sentidos essenciais: audição e tacto.
O goalball é jogado por duas equipas de três elementos cada, e tem como objectivo marcar mais golos do que o adversário, à semelhança de outras modalidades como, por exemplo, o futebol, o hóquei em patins ou o andebol. Cada jogador tem os olhos vendados e a bola, para ser ouvida, contém guizos no seu interior.
O jogo, com a duração total de 24 minutos (duas partes de 12 minutos cada) é disputado num campo com dimensões iguais às de um recinto de voleibol (18m de comprimento por 9m de largura), marcado por linhas tácteis e visuais,  onde cada uma das balizas tem, precisamente, os 9 metros da largura do terreno de jogo.
O campo é constituído por três grandes áreas: duas áreas de equipa e uma área neutra.


Cada uma das três áreas tem 6 metros de comprimento. Para que o golo seja válido, a bola terá de bater antes da linha dos 6 metros (limite da área de equipa) e ainda na área neutra. Caso bata apenas depois da linha dos 6 metros, é marcado um penalti por high ball (bola alta). Se, por outro lado, a bola bater antes apenas nas duas áreas de equipa (não batendo na área neutra), é marcado um penalti por long ball (bola longa).
Um penalti é defendido por apenas um jogador - aquele que cometeu a infracção.



A área da equipa divide-se em duas pequenas áreas de 3 metros cada: a que vai dos 3 aos 6 metros é apenas o espaço que delimita o local até onde a bola terá de bater. Já a que vai dos 0 aos 3 metros, é onde se encontram os três jogadores: um no centro (na zona dos 3 metros) e dois nas laterais (na zona dos 1.5 metros).


  


Outras regras importantes do Goalball:


- O jogador tem apenas 10 segundos para efectuar o remate. Se, durante esse tempo, o remate não for feito, é marcado um penalti a favor da equipa adversária, defendido pelo último jogador que rematou, dentro da equipa penalizada;
- O jogador não pode efectuar mais de três remates seguidos. Se tal acontecer, é marcado um penalti por terceiro lançamento, defendido, neste caso, pelo jogador que cometeu a infracção;
- Durante a partida, o jogador não pode tocar nas vendas. Se tal acontecer, é marcado um penalti favorável à outra equipa, defendido pelo jogador infractor. Para poder mexer nas vendas, é necessário pedir autorização à equipa de arbitragem, usando de forma audível a expressão high shades. O árbitro desloca-se para junto do atleta e as vendas poderão ser recolocadas de costas para o campo e de frente para o árbitro;
- Pode ainda ser marcado penalti se algum dos jogadores defender para além da área de defesa, ou seja, para além da linha dos 3 metros;
- As interrupções no jogo são assinaladas pela equipa de arbitragem com a expressão official time. O jogo pode ser interrompido, entre outras coisas: se um jogador quiser mexer nas vendas, se a reposição de bola em jogo demorar, se alguma das linhas do recinto precisar de ser retocada, ou se houver demasiado ruído no pavilhão. A propósito, o público apenas se pode (e deve) manifestar quando há golo, em paragens por official time ou nos descontos de tempo pedidos pelos treinadores. Salvo estas situações, os espectadores deverão manter-se em silêncio.

NOTA:
Existem outras regras do Goalball que não foram aqui mencionadas. Se tiver curiosidade em esclarecer mais algum aspecto, por favor não hesite em escrever para goalballcacpontinha@gmail.com . A nossa equipa terá todo o gosto em responder às suas questões.