sexta-feira, 25 de maio de 2012

C.A.C volta a ser o clube com mais atletas na seleção nacional

São três os atletas que irão representar o Clube Atlético e Cultural no reatar dos trabalhos da seleção nacional de goalball, a decorrer sábado e domingo, em Caxias e Carnaxide.

Hadiley Sacramento, Ruben Portinha e João Miguel Mota mereceram, mais uma vez a confiançã da equipa técnica nacional, composta por Paulo Fernandes e Ana Catarina Fonseca, integrando assim o primeiro de dois estágios destinados à preparação de um torneio a decorrer em Madrid (Espanha), nos dias 28 e 29 de junho, prova que irá então contar com a presença da seleção portuguesa.

Para lá dos três atletas do C.A.C, foram ainda convocados os atletas João Pereira e Nuno Antunes, pela União de Cegos e Amblíopes do Seixal (UCAS), e ainda Mário Lopes e Márcio Carneiro, jogadores do Académico.

domingo, 20 de maio de 2012

C.A.C cumpre na última jornada da fase regular


A equipa do Clube Atlético e Cultural cumpriu a missão que lhe era devida na sétima e última jornada da primeira fase do campeonato nacional de goalball, disputada sábado, em Oliveira do Bairro.

Contra adversários teoricamente acessíveis, o C.A.C derrotou a ACAPO DL por 13-3 e a Olhar Activo por 12-2, tendo aproveitado ambas as partidas para dar espaço a atletas menos utilizados.

O segundo jogo da tarde pôs frente a frente as equipas do C.A.C e da ACAPO DL. Nos primeiros minutos, a equipa da Pontinha parecia algo adormecida e, apesar de ter inaugurado o marcador, cedo se viu em desvantagem por 3-1. Mas eis que, após um time out pedido pela equipa técnica, os atletas do C.A.C acabar por impor o seu jogo e, ao intervalo, o marcador assinalava um resultado de 6-3 a favor dos amarelos. Com a liderança do marcador consolidada, houve lugar a duas substituições. Na segunda parte, o C.A.C fez um jogo tranquilo e, ao mesmo tempo, de grande qualidade, quer ofensiva quer defensivamente. Sensivelmente a meio da segunda metade, foi atingido o resultado final, 13-3 a favor do C.A.C, ante um adversário que, minutos mais tarde, viria a pôr em sentido super favorito Académico, adversário direto do Cultural na luta pelo título.


No quinto jogo, o C.A.C defrontou e bateu a equipa sintrense da Olhar Activo por 12-2 numa partida que, ainda assim, apenas foi resolvida nos primeiros minutos da segunda parte, algo pouco habitual nas partidas frente àquele adversário.


Tal como o C.A.C, as equipas do Académico e da União dos Cegos e Amblíopes do Seixal (UCAS) também obtiveram vitórias que, com maior ou menor dificuldade, já seriam de esperar. Desta feita, as três equipas partem para a última e decisiva jornada ombro a ombro, todas com 36 pontos, o que na prática significa que irão entrar na última jornada com 18 pontos cada, visto que, no atual no modelo competitivo do campeonato nacional de goalball, a pontuação conquistada na primeira fase é reduzida para metade à entrada para a última ronda.

A tarde de todas as decisões está agendada para 16 de junho e terá lugar no pavilhão municipal da Ajuda, em Lisboa. A equipa de Eduardo Balola promete muito trabalho e empenho nas próximas semanas, tendo em mente a conquista do segundo campeonato em três anos de existência.


DADOS REFERENTES À 7ª JORNADA

DADOS DOS JOGOS DA SÉTIMA JORNADA

Francisco Vicente - 20 remates, 0 golos;
Nuno Amade - 17 remates, 3 golos;
Ruben Portinha - 27 remates, 7 golos;
Carlos Afonso - 5 remates, 1 golo;
Guilherme Cavaco - 14 remates, 4 golos;
J. Miguel Mota - 26 remates, 5 golos;
Eduardo Balola - 13 remates, 5 golos;
 
AVALIAÇÃO DOS JOGADORES

Francisco Vicente - 5,5
Nuno Amade - 6,83
Ruben Portinha - 6,83
Carlos Afonso - 6,83
Guilherme Cavaco - 8
J. Miguel Mota - 8,17
Eduardo Balola - 7
  
DADOS GERAIS AO CABO DAS 7 JORNADAS DO CAMPEONATO
 
DADOS DOS JOGOS

Elton Rocha - 0 remates, 0 golos; participou em 1 jornada;
Francisco Vicente - 124 remates, 10 golos; participou em 4 jornadas;
Nuno Amade - 52 remates, 12 golos; participou em 6 jornadas;
Ruben Portinha - 201 remates, 27 golos; participou em 6 jornadas;
Carlos Afonso - 21 remates, 5 golos; participou em 7 jornadas;
Hadiley Sacramento - 154 remates, 33 golos; participou em 3 jornadas;
André Silva - 49 remates, 4 golos; participou em 3 jornadas.

Guilherme Cavaco - 97 remates, 16 golos; participou em 7 jornadas;
J. Miguel Mota -  284 remates, 52 golos; participou em 7 jornadas;
Eduardo Balola - 186 remates, 26 golos; participou em 7 jornadas.
 
AVALIAÇÃO DOS JOGADORES

Elton Rocha - 3,71 ; participou em 1 jornada;
Francisco Vicente - 6,11; participou em 4 jornadas;
Nuno Amade - 6,18; participou em 6 jornadas;
Ruben Portinha - 7,03; participou em 6 jornadas;
Carlos Afonso - 6,43; participou em 7 jornadas;
Hadiley Sacramento - 7,28; participou em 3 jornadas;
André Silva - 5,40; participou em 3 jornadas.

Guilherme Cavaco - 7,3; participou em 7 jornadas;
J. Miguel Mota -  7,65; participou em 7 jornadas;
Eduardo Balola - 6,89; participou em 7 jornadas.