domingo, 11 de abril de 2010

C.A.C vence torneio da FMH

(Imagem do troféu ganho pelo C.A.C)

A Faculdade de Motricidade Humana recebeu, sexta-feira, a primeira edição de um torneio de Goalball destinada a pessoas sem deficiência visual, promovido pela ANDDVIS.

O torneio contou com cinco equipas, entre as quais uma formação do C.A.C, que se sagrou vencedora, contando por vitórias os quatro jogos realizados (6-2, 6-2, 7-1 e 10-0). A equipa, orientada por Eduardo Balola, contou com os jogadores Carlos Afonso, Guilherme Cavaco e a estreante Sandra Fonte. Por ser permitida a entrada de um atleta com deficiência visual em cada equipa, Ruben Portinha completou a formação.

Márcia Ferreira e Ivo Francisco, ambos do C.A.C, jogaram pela equipa CERCI Oeiras, que se classificou em segundo lugar.

O torneio teve como grandes objectivos a promoção da modalidade e a formação de alunos da FMH, que, futuramente, poderão vir a trabalhar na área do desporto paraolímpico.

No final, todos se mostraram satisfeitos e, quem experimentou a modalidade pela primeira vez, ficou agradado com a experiência, incluindo o facto de, por breves instantes, se ter visto privado do sentido da visão.

(Na foto, da esquerda para a direita: Sandra Fonte, Ruben Portinha, Guilherme Cavaco, Carlos Afonso)

Mais fotos aqui.

7 comentários:

  1. O treinador, José Eduardo Balola, tb tem problemas visuais? Se sim, como consegue treinar?

    ResponderEliminar
  2. Sim, o treinador/jogador José Eduardo Balola também tem uma deficiência visual, mas há que esclarecer o seguinte: ter uma deficiência visual não significa que a pessoa seja totalmente cega. Existem dois tipos de pessoas com deficiência visual: os cegos (sem qualquer resíduo visual) e os amblíopes (com graus de visão variáveis). No caso do nosso treinador, o seu grau de visão permite-lhe analisar o desenrolar da partida sem grandes problemas. No entanto, mesmo que o treinaodor de uma equipa de goalball seja totalmente cego, não é 100% impeditivo para o desempenho dessa função, uma vez que o goalball é um jogo essencialmente sonoro. É claro que, para se ser treinador, é necessário um conhecimento profundo da modalidade e, nesse aspecto, José Eduardo Balola está bem preparado.

    Desde já, agradecemos a sua questão.

    ResponderEliminar
  3. Então balola para quando o casamento com a Márcia?

    ResponderEliminar
  4. 1º de muitos pessoal!!!

    vamos continuar a trabalhar para muitos mais e melhores, temos moral, temos atitude! Eacreditamos em cada um de nos!!!....

    FORÇA C.A.C

    ResponderEliminar
  5. ngm me diz qd é o casamento?

    ResponderEliminar
  6. Olá! isto aqi é para abordar temas relacionados com oalball e não para falar de assuntos intimos. ninguém tem nada a ver com o casamento ou não de cada um de nós.
    Melhores cumprimentos:
    Hadiley Sacramento

    ResponderEliminar
  7. ooooooooooooooooooooohhhhhhhhhhhhhhhhh

    ResponderEliminar