O Clube Atlético e Cultural assinalou, este Domingo, o final da época de futebol e outras modalidades, com um almoço-convívio destinado aos atletas e respectivos familiares.
Várias dezenas de pessoas responderam à chamada e, para além de terem desfrutado de um churrasco oferecido pelo clube, assistiram a uma cerimónia, durante a qual a direcção distinguiu os atletas e treinadores que, durante a época 2009-2010, mais se distinguiram nas diversas modalidades.
O Goalball não foi esquecido e conquistou dois troféus. Eduardo Balola foi eleito o treinador do ano, pelo trabalho que desenvolveu ao desenvolver o projecto, juntando a esse trabalho os resultados desportivos que a equipa já alcançou.
Ruben Portinha, o capitão da equipa, foi, por sua vez, distinguido entre os atletas da equipa, representando assim todos os seus colegas.
No final, o presidente, Vítor Cacito, justificou a realização da festa e não poupou elogios à nossa equipa. Oiça aqui as declarações do dirigente máximo do clube:
Veja ainda um dos momentos mais divertidos da tarde: alguns dos convidados aceitaram o desafio e experimentaram a dança escocesa. A nossa equipa técnica, Eduardo Balola e Márcia Ferreira, também entrou na dança.
(Não dispomos de imagens dos últimos dois minutos da partida. Pelo facto, pedimos desculpa.)
Está quebrada a invencibilidade do penta-campeão nacional, o Alcoitão. Numa partida fantástica e emocionante, a nossa equipa derrotou, Sábado, na Marinha Grande, a formação de Cascais por 8-7.
Com uma consistência defensiva acima da média e os remates certeiros de Hadiley Sacramento, autor dos oito golos, o C.A.C justificou a ambição de atingir o título nacional, objectivo que passa a depender apenas si mesmo, bastando para tal vencer os três últimos encontros da competição.
A formação inicial foi composta por Ruben à esquerda, Hadiley no centro e André à direita. Ao contrário do que o conjunto adversário estaria à espera, os jovens laterais fizeram uma primeira parte irrepreensível e contribuíram para uma exibição segura. O C.A.C chegou aos 3-0, com dois golos de penalti, chegando ao intervalo com um resultado de 3-1.
No primeiro remate da segunda parte, Hadiley aumentou para 4-1 e consolidou os índices de confiança da equipa. Apesar disso, os minutos que se seguiram foram de grande emotividade e incerteza no resultado.
Aproveitando a fadiga de alguns dos nossos jogadores, nomeadamente de Hadiley, o Alcoitão conseguiu virar o resultado para 6-5 a seu favor. O decorrer do marcador resultou na substituição de André pelo treinador/jogador Balola, que assim regressou à competição, depois de uma paragem de cerca de dois meses, devido a uma lesão grave.
A alteração devolveu a consistência defensiva à equipa e Hadiley ainda teve forças para marcar mais três golos que acabaram por dar a vitória ao C.A.C. 8-7 foi o resultado final.
Após a vitória alcançada, a euforia tomou conta dos atletas, da equipa técnica e do conjunto de apoiantes que se deslocaram até à Marinha Grande.
Antes da partida decisiva, o C.A.C derrotou o Caldelas por 13-3. Com um resultado de 12-3 ao intervalo, que colocava a equipa a apenas um golo da vitória, no primeiro remate do segundo tempo, Ruben marcou e fechou o resultado.
Contas feitas, no final da primeira fase, o Alcoitão segue em primeiro, com 33 pontos, seguido pelo C.A.C, com 30. Em terceiro esá o Ranhados, com 23, e o Académico ocupa a quarta posição, com 20 pontos.
Na sétima e última jornada, os quatro primeiros e os três últimos jogam entre si, com os pontos reduzidos a metade. Significa isto que o Alcoitão passa a ter 17, contra os 15 do C.A.C, estando por isso em aberto a discussão pelo título.
Ruben Portinha, capitão de equipa, comentou o desfecho dos dois encontros e projectou a última e decisiva jornada:
A última ronda do campeonato nacional de goalball está marcada para os dias 19 e 20 de Junho (Sábado à tarde e Domingo de manhã), no Pavilhão do Casal do Rato, em Odivelas.
Um homem de sorte...
Pela segunda vez, este ano, a nossa equipa foi conduzida por Carlos Cardoso, motorista da Câmara Municipal de Odivelas. Por coincidência, ou não, das duas vezes em que nos acompanhou, o Sr. Carlos viu o C.A.C vencer todos os jogos; foi assim na quarta jornada, frente a Ranhados e ACAPO-DL, e também nesta sexta jornada, com Alcoitão e Caldelas.
Será que o Sr. Carlos é o nosso talismã? Oiça a resposta, na primeira pessoa.
A equipa de goalball do C.A.C. da Pontinha foi fundada em 2009, pela mão de José Eduardo Balola e Márcia Ferreira. Uma das principais características da formação é a aposta na juventude, para além de ter como grandes objectivos a luta pela vitória no campeonato nacional e taça de Portugal.
E-mail: goalballcacpontinha@gmail.com