Assista ainda à reportagem da Localvisão TV sobre a 3.ª jornada do campeonato nacional de Goalball, com especial atenção para o funcionamento da modalidade.
As equipas do C.A.C/CIN/Ataraxia deram boa conta de si na terceira jornada do campeonato nacional de Goalball, disputada sábado, no Porto. A equipa A venceu as duas partidas e reforçou a liderança, enquanto que a equipa B somou uma vitória e uma derrota.
O C.A.C-A derrotou o Caldelas por 15-5 e o Académico - que comemora cem anos de existência - por 9-7. Já o C.A.C-B levou de vencida a ACAPO-DL por 11-1 e foi derrotado pela UCAS por 14-8, mas acabou por fazer um jogo bem conseguido.
No primeiro encontro da tarde, a equipa A soube dominar e controlar a equipa de Caldelas, um adversário que, nos últimos meses, tem registado melhorias significativas na qualidade do seu jogo. O resultado foi construído com segurança e houve oportunidade para ver jogar atletas menos utilizados, como Carlos Afonso e Sofia Santos que, pouco antes do final da partida, acabou por marcar dois golos.Minutos depois, foi a vez de C.A.C-B e ACAPO-DL protagonizarem o terceiro jogo da tarde. Mais uma vez, a formação da Pontinha mostrou segurança e impôs o seu jogo do princípio ao fim. Também aqui houve espaço para dar minutos a atletas menos utilizados, casos de Elton e Nuno Amade, jogador que se estrou oficialmente nesta época. Destaque ainda para outra estreia: Ivo Francisco encontrou finalmente o caminho dos golos e alcançou um hat-trick.
No quinto jogo, entrou novamente em campo o C.A.C-B, desta vez para defrontar um dos candidatos ao título, a formação da UCAS. Aqui a história foi um pouco diferente, com a equipa da União de Cegos e Amblíopes do Seixal a comprovar o seu favoritismo. Apesar disso, os jogadores do C.A.C nunca baixaram os braços e revelaram espírito competitivo e de entrega.
Estava guardado para o fim o grande embate da jornada. Frente a frente, C.A.C-A e Académico, dois candidatos ao título, no penúltimo jogo da tarde. Logo no primeiro remate do encontro, Hadiley deu vantagem ao actual campeão. Daí em diante, o C.A.C manteve-se sempre na frente do marcador, mas os portuenses do Académico souberam mostrar porque são candidatos à vitória final da competição. Nos últimos minutos da segunda parte, a formação nortenha carregou sobre o adversário, mas a nossa equipa acabou por conseguir segurar o resultado. Foram três pontos que isolaram o C.A.C-A no topo da classificação.
Nos comentários à jornada: Pela equipa A, Hadiley Sacramento e Eduardo Balola.
Pela equipa B, Elton Lopes e Márcia Ferreira.
Eis os dados referentes a esta jornada:
Equipa A
C.A.C./CIN/Ataraxia-A - 15 - GD Caldelas - 5
C.A.C./CIN/Ataraxia A - 9 - Académico FC - 7
24 golos marcados, 12 sufridos.
RESULTADOS INDIVIDUAIS REFERENTES A ESTES DOIS JOGOS:
Sofia Santos - 7 remates, 2 golos;
Ruben Portinha - 46 remates, 5 golos;
Carlos Afonso - 7 remates, 0 golos;
Hadiley Sacramento - 51 remates, 14 golos;
André Silva - 31 remates, 2 golos;
J. Miguel Mota - 13 remates, 1 golo.
Equipa B
C.A.C./CIN/Ataraxia B - 11 - ACAPO DL - 1
C.A.C./CIN/Ataraxia B 8 - UCAS/MOCAS 14
19 golos marcados, 15 sufridos
RESULTADOS INDIVIDUAIS REFERENTES A ESTES DOIS JOGOS:
Ivo Francisco - 21 remates, 3 golos;
João Pimenta - 13 remates, 1 golo;
Elton Lopes - 9 remates, 1 golo;
Guilherme Cavaco - 42 remates, 3 golos;
Nuno Amade - 5 remates, 1 golo;
Eduardo Balola - 54 remates, 10 golos.
CONJUNTO DOS RESULTADOS INDIVIDUAIS DA EQUIPA A, AO CABO DOS 6 JOGOS DO CAMPEONATO:
Sofia santos - 12 remates, 4 golos;
Ruben Portinha - 102 remates, 12 golos;
Carlos Afonso - 9 remates, 1 golo;
Hadiley Sacramento - 123 remates, 32 golos;
André Silva - 41 remates, 4 golos;
Hugo Cavaco - 57 remates, 9 golos;
J. Miguel Mota - 25 remates, 2 golos;
Márcia Ferreira - 1 remate, 0 golos.
CONJUNTO DOS RESULTADOS INDIVIDUAIS DA EQUIPA B, AC CABO DOS 6 JOGOS DO CAMPEONATO:
Ivo Francisco - 60 remates, 3 golos;
Sandra Fonte - Ainda não jogou;
Ricardo Santos - 11 remates, 2 golos;
João Pimenta - 20 remates, 6 golos;
Elton Lopes - 23 remates, 3 golos;
Guilherme Cavaco - 109 remates, 10 golos;
Nuno Amade - 5 remates, 1 golo;
Eduardo Balola - 151 remates, 28 golos.
TABELA CLASSIFICATIVA
1.º lugar - C.A.C./CIN/Ataraxia A 18 pontos
2.º lugar - UCAS/MOCAS - 15 pontos
3.º lugar - FC Académicos - 15 pontos
4.º lugar - Ranhados FC - 9 pontos
5.º lugar - C.A.C./CIN/Ataraxia B - 9 pontos
6.º lugar - GD Caldelas - 3 pontos
7.º lugar - ACAPO DL - 3 pontos
8.º lugar - Olhar Activo - 0 pontos.
A quart jornada realiza-se a 13 de Fevereiro, em Santa Maria da Feira, e tem como prato forte o duelo entre as equipas A e B do Clube Atlético e Cultural.
Mais uma jornada em que as nossas duas equipas se bateram a grande nível.
ResponderEliminarJogo após jogo, vitória após vitória, a equipa A vai mostrando a todos que é sem dúvida, a principal candidata ao título.A partir de agora, e apesar de estarmos no topo da tabela isolados, vamos trabalhar com mais força do que nunca até ao fim do campeonato. Na próxima jornada vamos assistirnuma poltrona ao confronto entre os UCAS e os Académicos. Mesmo sem jogar, a Nossa equipa vai marcar pontos nesse jogo. É nos completamente indifrente quem vai ganhar. Um deles vai perder pontos, e provalvelmente, ficar fora da luta pelo título.
A equipa B cada Jornada que passa, vai mostrando mais qualidade. Sempre a subir durante as suas prestações.
Estamos no Bom caminho, mas temos muito trabalho pela frente.
Caros leitores
ResponderEliminarGostaria de relatar o meu desagrado em relação à pressão que me é imposta pela equipa de arbitragem de cada vez que remato.
De facto é difícil ajuizar a maneira como algumas pessoas rematam, mas chegámos a um ponto em que quando tenho a bola na mão já tenho a maior parte dos árbitros a olhar para mim de apito na boca, prontos a marcar a próxima grande penalidade.Com tudo isto até acho que outros como eu têm passado ao lado da arbitragem.
Restame dizer que tudo isto me deixa triste e desmotivado, tendo até graves efeitos na prestação do colectivo.
Cumprimentos
João Miguel
João, não tens que ver isso como forma de te desmotivar e usar a situação apenas para melhorar e cresceres enquanto atleta. Compreendo o que dizes, mas há mais jogadores que estão nessa situação, penso eu. Abraço
ResponderEliminarInfelizmente o João tem razão... os nosso árbitros só se centram nele. Parece-me ´bem como respeitemn as regras internacionais no que respeita a lançamentos válidos, no entanto, devo dizer que muito outros jogadores não o cumprem e esses... ninguém repara?!Pessoas que arrastam a bola para depois da linha de 6 metros... nessas não se repara?! o que me deixa profundamente triste é tal situação... Parece sim uma presiguição ao João! Têm o dever de marcar ao João, mas tb a todos os outros que não cumprem com as regras.
ResponderEliminarJoão, nada de desmotivações... és novo... serás sem dúvida um grande jogador!
Um Beijinho,
Márcia
O João Miguel é sem sombra de dúvida um dos nossos maiores valores de futuro no Goalball Nacional.Cabe-nos a todos, os que gostamos de Goalball e queremos contribuir para o futuro deste desporto, contribuir de forma positiva, para que atlétas como o J. Miguel possam crescer.
ResponderEliminarParece-me que a equipe de arbitragem não está a proceder da melhor forma neste caso.
Não se pede que se feche os olhos quando o João Miguel faz um lançamento, pelo contrário.
Apenas digo, que não se deve apitar só porque já está a ideia pré-concebida que o João Miguel vai fazer uma infràção.
Isto talvez seja mais uma moda da arbitragem.
Já ninguem vê os remates do Valter, os remates do Fernando que desliza com a bola na mão, a batota do Marco Soares que volta na volta está a ver.
Miguel, sábes bem o que penso, temos falado muito. Vamos continuar a trabalhar, a lutar e a crescer. Vamos dar a volta a isto e a todas as adeversidades que nos apareçam pela frente.
Deixem jogar o João! Aahahahah
ResponderEliminar