terça-feira, 2 de outubro de 2012

C.A.C não traz a taça, mas vence torneio da UCAS

O Clube Atlético e Cultural venceu, sábado, a quinta edição do torneio de goalball organizado pela União dos Cegos e Amblíopes do Seixal. A competição decorreu no pavilhão do agrupamento escolar António Augusto Louro, na Arrentela (Seixal).

Com duas equipas em prova, o C.A.C enfrentou a formação anfitriã e a Olhar Activo de Sintra, num torneio quadrangular composto por meias-finais, final e partida de atribuição dos terceiro e quarto lugares.

O sorteio ditou que UCAS e C.A.C B se defrontassem no encontro inaugural. A teoria colocava os seixalenses como favoritos à vitória da partida, mas foi o C.A.C B quem começou por mandar no marcador. Até ao intervalo, a equipa da Pontinha disputou o resultado palmo a palmo com o adversário, embora este tenha conseguido dar a volta ao marcador. O intervalo chegou com uma vantagem de 6-5 para a UCAS. Na segunda parte, acentuou-se o domínio dos campeões nacionais e o resultado final confirmou a derrota do C.A.C B por 12-8. Apesar da derrota, a formação composta por Carlos Afonso, Eduardo Balola, Ivo Francisco e João Pimenta deu muito boa conta de si e não desistiu de lutar por um resultado o melhor possível.

Seguiu-se o embate entre o C.A.C A e a Olhar Activo. Num jogo sem história, a equipa da Pontinha construiu uma vitória por 11-1 ainda antes do intervalo, com espaço e tempo de jogo para os cinco atletas que a integraram.

Estavam então definidos os jogos da segunda fase do torneio. Na partida de atribuição dos terceiro e quarto lugares, o C.A.C B defrontou e venceu a Olhar Activo por 12-2, resultado conseguido pouco depois do início da segunda parte. Ao intervalo, o marcador assinalava uma vantagem de 11-1 para os terceiros classificados da competição.

Na final, dois velhos conhecidos: C.A.C A e UCAS. Numa partida que se previa equilibrada, a equipa amarela acabou por demonstrar, à semelhança do que aconteceu na conquista da Supertaça, uma superioridade sem margem para dúvidas. O C.A.C dominou do princípio ao fim, numa partida que chegou ao intervalo com 7-4 no marcador a favor do Cultural. Na segunda parte, a superioridade manteve-se, ao ponto de, já perto do final, o C.A.C ter fechado as contas do jogo com uma vitória por 16-6.

Com honras para os vencedores e para os vencidos, a cerimónia de encerramento trouxe uma novidade que deixou perplexos os elementos do C.A.C. Contrariamente ao habitual em competições deste género, a organização do torneio decidiu não entregar um troféu à equipa vencedora, ficando-se pela oferta de medalhas às quatro equipas participantes, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal. Este episódio, apesar de caricato, não caiu bem junto da comitiva do Clube Atlético e Cultural.

O C.A.C volta a reunir o plantel e prepara já o assalto à primeira jornada do campeonato nacional de goalball, agendada para 13 de outubro, na Figueira da Foz. O sorteio da competição decorre esta terça-feira, pelas 18h, nas instalações da ANDDVIS.

DADOS INDIVIDUAIS DAS EQUIPAS A e B

C.A.C A vs Olhar Activo (meia-final)


Francisco Vicente - 5 remates, 2 golos;
Ruben Portinha - 5 remates, 2 golos;
Hadiley Sacramento - 4 remates, 3 golos;
Guilherme Cavaco - 4 remates, 1 golo;
J. Miguel Mota - 4 remates, 3 golos.


C.A.C A vs UCAS (final)


Francisco Vicente - 5 remates, 0 golos;
Ruben Portinha - 12 remates, 3 golos;
Hadiley Sacramento - 27 remates, 8 golos;
Guilherme Cavaco - 18 remates, 0 golos;
J. Miguel Mota - 29 remates, 5 golos.


Totais:


Francisco Vicente - 10 remates, 2 golos, 2 jogos;
Ruben Portinha - 17 remates, 5 golos, 2 jogos;
Hadiley Sacramento - 31 remates, 11 golos, 2 jogos;
Guilherme Cavaco - 23 remates, 1 golo, 2 jogos;
J. Miguel Mota - 33 remates, 8 golos, 2 jogos.


Golos marcados: 27
Golos sofridos: 7
Diferencial: 20

C.A.C B vs UCAS (meia-final)


Ivo Francisco - 24 remates, 1 golo;
João Pimenta - 14 remates, 0 golos;
Carlos Afonso - 9 remates, 1 golo;
Eduardo Balola - 36 remates, 6 golos.


C.A.C B vs Olhar Activo (3º e 4º lugares)


Ivo Francisco - 26 remates, 4 golos;
João Pimenta - 32 remates, 6 golos;
Carlos Afonso - 10 remates, 2 golos.


Totais:


Ivo Francisco - 50 remates, 5 golos. 2 jogos;
João Pimenta - 46 remates, 6 golos, 2 jogos;
Carlos Afonso - 19 remates, 3 golos, 2 jogos;
Eduardo Balola - 36 remates, 6 golos, 1 jogo.


Golos marcados:20
Golos sofridos: 14
Diferencial: 6

2 comentários:

  1. Com honras para os vencedores e para os vencidos, a cerimónia de encerramento trouxe uma novidade que deixou perplexos os elementos do "C.A.C. Contrariamente ao habitual em competições deste género, a organização do torneio decidiu não entregar um troféu à equipa vencedora, ficando-se pela oferta de medalhas às quatro equipas participantes, com o apoio da Câmara Municipal do Seixal. Este episódio, apesar de caricato, não caiu bem junto da comitiva do Clube Atlético e Cultural."

    Coitados...como têm poucas taças agora fazem escândalo por não receber uma num torneio que por si orienta para medalhas. Mas enfim, é o pensamento pequeno e a dificuldade em gerir as emoções quando se vence. Para se ser campeão não vale tudo e é preciso muito mais que ganhar jogos. Espero que consigam corrigir isso.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. O Passos tenta, mas felizmente ainda não se paga imposto por opinar sobre determinado assunto.

    Coitados daqueles que se sentem nas palavras dos outros...

    Coitados daqueles cuja inveja leva a maus atos...

    Coitados daqueles que necessitam de protagonismo...

    Coitados daqueles...


    Abraços e Beijinhos
    Márcia

    ResponderEliminar